empacotadora-alta-performance-1

Categoria: Empacotamento

11 de outubro de 2019

3 cuidados que garantem a alta performance da sua empacotadora Indumak

Optar por uma empacotadora Indumak no seu negócio é ter uma solução altamente eficiente para produzir e embalar seus produtos de forma rápida e prática, garantindo suprimento adequado em todos os canais de distribuição.E para assegurar a alta performance da sua empacotadora Indumak vamos dividir algumas dicas com você.

 

1. Embalagem adequada

 

A embalagem é fator determinante no desempenho da empacotadora automática. Atualmente existem resinas (matéria-prima para produção de filme plástico) muito eficientes na questão de soldabilidade em alta velocidade. Um exemplo dessas resinas é o Polietileno base Metaloceno, que proporciona mais resistência ao impacto, permitindo menor tempo de solda, dando assim condições de aumento da velocidade com garantia total de selagem. Além da formulação correta do filme, é importante que se mantenha a espessura constante ao longo de todo o consumo da bobina plástica. Quando ocorre alguma variação de espessura (por alguma falha no processo de fabricação do filme), a solda será prejudicada. Na variação pra cima (filme mais grosso), a solda não ficará completa (solda fria) e facilmente se romperá. Já na variação pra baixo (filme mais fino) irá queimar a solda, também rompendo o pacote. E por último, e não menos importante, se destaca a estabilidade do COF (Coeficiente de Atrito) do filme. Havendo variação de COF, o filme poderá desalinhar ou então perder transpasse, prejudicando a eficiência da máquina. Em resumo, para alta performance tome cuidado ao comprar filme, não mirando somente no preço do quilo. Às vezes, um filme mais barato pode lhe trazer perda de performance, produtividade e falha na entrega do seu produto.

 

Esse é o principal ponto a ser observado para garantir a performance da empacotadora automática. O COF é o Coeficiente de Atrito e é fundamental para a movimentação correta do filme flexível. A importância está em como um substrato se move através das camadas de impressão e correias transportadoras, para o pallet ou transporte. Filmes com valores de COF superiores a 0,5 são considerados antiderrapantes. O COF é geralmente especificado para um determinado processo e ajustado pela impressora com tintas ou vernizes, conforme necessário.

O controle do COF oferece a capacidade de otimizar o desempenho e evitar problemas na formação, transporte e armazenamento de pacotes. Dependendo da aplicação da embalagem, um COF alto ou baixo pode ser desejado.

 

empacotadora-alta-performance-2

 

2. A importância das peças originais

 

Diferentes fatores influenciam no bom andamento da empacotadora. Isso inclui a manutenção preventiva e a utilização de peças originais, por exemplo.

Utilizar peças genuínas de determinada máquina é sempre a melhor escolha. Além da garantia de que o produto, peça ou acessório vai encaixar e está dentro dos padrões da sua empacotadora, você também tem o suporte da marca, caso ocorra algum defeito.

Já falamos sobre isso aqui no blog e você pode conferir a matéria clicando aqui.

 

3. Operador de máquinas capacitado

 

Você já sabe que o investimento em equipamento de ponta e de filme de alto desempenho está totalmente relacionado à produtividade, não é mesmo? Mas não é só isso! O conhecimento, o domínio e a técnica do operador apresentam um grande diferencial na melhora de performance das máquinas de embalagem.

Saber usar os recursos é essencial para aproveitar todo o potencial que uma empacotadora ou enfardadeira tem a oferecer, além de redução nos custos com manutenção e de paradas não programadas. Com esta preocupação e cuidado, a Indumak oferece mensalmente cursos para qualificar operadores de máquinas, garantindo muito mais eficiência para o seu processo produtivo.

 

empacotadora-alta-performance-3

 

Entre em contato com a gente e solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin