Categoria: Gestão, Inovação

2 de fevereiro de 2021

4 principais tendências tecnológicas para 2021

O uso da tecnologia é essencial para ampliar a eficiência operacional da indústria, não importa qual seja a área de atuação.

Melhorias nesse sentido são uma preocupação constante dos gestores, afinal, mais do que nunca, estamos em um vórtice evolutivo de altíssima velocidade. Para se manter competitivo em um mundo no qual novas inteligências surgem a todo instante, é preciso pisar no acelerador para incorporar todas as novidades e manter seu negócio produzindo sempre mais e melhor.

Para ajudar você nessa missão, selecionamos 4 principais tendências tecnológicas para 2021 capazes de aumentar a produtividade na indústria.

A seguir, você conhecerá os benefícios que a Internet das Coisas, o sistema ERP, a rede 5G e a automação industrial podem trazer para o seu negócio. Aproveite a leitura!

 

  1. Internet das Coisas

 

 

Composta por sensores, dispositivos e maquinário inteligente, a Internet das Coisas (IoT) é um dos elementos-chave da 4ª Revolução Industrial, uma nova era da indústria com muito mais conectividade.

Ao implementar a IoT no chão fabril, o gestor obtém uma série de vantagens que resultam em muito mais produtividade. Veja alguns dos benefícios dessa tecnologia:

  • Com máquinas e equipamentos conectados, a captação de dados para análise é feita com mais praticidade.
  • Os relatórios são gerados de maneira mais completa e sem a possibilidade de erros humanos.
  • Com a ajuda da IoT, é mais fácil identificar situações como máquinas obsoletas e equipamentos ociosos, bem como preparar ações para otimizar a infraestrutura da empresa.

Porém, a captação de dados por si só não aumentará a sua produtividade em 2021. Para isso, é preciso monitorar esses números e essas informações em plataformas especializadas, como o ERP, um software presente em diferentes indústrias para auxiliar o gestor. No próximo tópico, você saberá mais sobre essa tecnologia.

 

  1. Sistema de gestão – ERP

 

 

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning” e se refere a um sistema de gestão integrado que unifica e compartilha informações entre todos os setores da empresa, como compras, vendas, logística, produção e recursos humanos.

O software concentra em uma única plataforma todas as atividades fabris e administrativas, tornando o fluxo de dados mais fluído, eliminando a duplicidade de informações, facilitando o trabalho dos colaboradores e reunindo uma base valiosa de dados necessários para a tomada assertiva de decisões.

Com um ERP sob medida para o seu negócio, fica muito mais fácil e prático administrar contas a pagar e receber, monitorar e acompanhar os pedidos de compra e venda e gerir pessoas, ou seja: controlar processos, diminuir erros, aumentar a eficiência da gestão e, por consequência, a produtividade da sua indústria.

 

  1. Internet 5G

 

 

Ainda dentrEspecialistas são unânimes ao afirmar que a internet 5G será uma das principais tendências tecnológicas para 2021, fundamental para as indústrias que desejam aumentar a produtividade. Isso porque, diferentemente das redes anteriores de telefonia móvel (baseadas na comunicação entre pessoas), a rede 5G foi concebida para realizar com mais eficácia a comunicação entre objetos. Isso tem tudo a ver com a Internet das Coisas, o primeiro tópico que abordamos no início deste artigo.

Mas o que faz a 5G ser tão especial para a integração entre sensores, softwares e equipamentos? Até 10 vezes mais rápida do que a 4G, ela transmite dados com velocidade, tem baixa latência (maior velocidade de respostas, o que diminui atrasos) e permite que as máquinas possam ser acessadas remotamente. Quer um bom exemplo do que isso significa?

Segundo o Portal da Indústria, a tecnologia 5G permitirá, entre milhares de outras aplicações, que uma operação de guindastes possa ser feita à distância usando comandos em tempo real, sem riscos para o operador, graças à baixa latência. Para refletir: na sua indústria, como a 5G poderá ser aplicada?

A tecnologia de rede 5G ainda deve passar por regulamentação no Brasil para ser explorada.

 

  1. A automação industrial

 

 

Por outro lado, Independentemente da rede 5G, a modernização do parque fabril com a aquisição de máquinas automatizadas é um dos principais pilares do aumento da produtividade. Os sistemas produtivos automatizados verificam seu próprio funcionamento, dispensando grandes interferências de operadores que ficam livres para se dedicar a outras funções.

Os equipamentos automatizados são desenvolvidos para executar a mesma função repetidas vezes com o máximo de qualidade e eficiência; por isso, garantem o ganho de tempo de produção e evitam o desperdício de matéria-prima, gerando economia também de custos. O resultado é um excelente ROI para a indústria que recebe um acréscimo de competividade, ficando à frente da concorrência.

A Indumak é pioneira e líder de mercado em soluções para empacotamento, ensacamento, agrupamento e movimentação de mercadorias, essenciais para parques fabris automatizados.

As nossas linhas são especialmente desenvolvidas para oferecer nível máximo de eficiência para as etapas finais de fabricação, suprindo a demanda da indústria brasileira em diferentes segmentos: alimentação, construção civil e ração animal, entre outros.

Todas as nossas soluções podem ser integradas, trabalhando de maneira harmônica para oferecer a segurança, a economia e a produtividade que o seu negócio merece. Para conversar com um consultor especializado Indumak, solicite um contato aqui.

 

 

Então, preparado para todas essas novidades? Mesmo que a sua empresa não possa investir em todas essas tendências tecnológicas agora, faça um levantamento para eleger as mais vantajosas e inclua-as no seu plano de investimentos para o ano, modernizando aos poucos o seu parque fabril, inclusive por meio de linhas especiais de crédito para a indústria.

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin