Categoria: Movimentação

9 de agosto de 2019

5 fatores que comprovam como a paletização automática é rentável no processo de produção

Dentro da cadeia de processos de muitas empresas, a armazenagem é fator fundamental para organização, controle da produção e análise do desempenho. Saber armazenar seus produtos, peças ou matérias-primas é um importante conhecimento para sucesso e para a fluidez do trabalho. Empresas que operam com material em estoque precisam encontrar soluções para o armazenamento, e uma delas é a paletização automática.

 

paletização-automática-2

 

A movimentação de caixas em volume reduzido e com facilidades para manuseio e transporte é uma prática bastante aplicada, contudo, muitas empresas ainda executam este processo manualmente, o que traz alguns empecilhos para um desempenho superior.

Nós separamos os fatores que comprovam que a paletização automática é rentável para o processo produtivo. Aproveite para descobrir como o uso de maquinário especializado pode auxiliar sua empresa na economia de tempo, recursos, mão de obra e na redução de problemas internos, como falta de espaço.

 

1. Fator tempo

 

A velha máxima do mundo dos negócios nunca perde sua validade. Tempo é dinheiro. Quanto menos tempo uma empresa demanda com processos internos, como a organização de seus produtos, melhor para seu rendimento.

Não se trata apenas de economia de tempo, mas também de ganhar agilidade nos processos, maior produtividade, melhor planejamento do fim de linha, além de mais efetividade no cumprimento de prazos, resultando em vendas. É uma oportunidade de realizar tarefas de forma simples, com menos uso de tempo de trabalho, o que permite aos colaboradores ter mais disponibilidade para execução de outras tarefas que não tenham o auxílio de robôs paletizadores para executar o processo.

 

2. Fator mão de obra

 

Uma empresa que realiza a paletização manual sabe que é necessário um bom número de colaboradores para garantir a eficiência produtiva. Em muitos casos, as empresas trabalham com diferentes turnos de colaboradores, o que eleva os custos com mão de obra. Além disso, muitas das atividades geram o conhecido esforço repetitivo, que pode acarretar problemas de saúde para o profissional, resultando até em processos trabalhistas.

A automação é o segredo para redução pontual da mão de obra, ou seja, eliminar gastos com colaboradores em tarefas que podem ser desempenhadas por robôs. Essa tendência é adotada mundialmente em inúmeros segmentos comerciais, o que indica seu sucesso.

A aplicação da paletização automática reduz o número de pessoas envolvidas na tarefa, aumentando a rentabilidade.

 

3. Fator segurança no trabalho

 

Mesmo as empresas que cumprem todas as suas obrigações trabalhistas sabem que a paletização é uma atividade que exige esforço físico do colaborador e, através da automatização, esse problema é eliminado, aumentado a velocidade e precisão da operação de trabalho.

Colaboradores que trabalham na atividade durante anos tendem a desenvolver problemas ergonômicos, isso significa afastamentos e, em casos extremos, problemas trabalhistas com funcionários, principalmente quando a empresa possui produtos paletizados com peso maior que a legislação atual permite.

Existem limites de peso por caixa/fardo, restrição quanto a frequência da atividade em um período de tempo e o tipo de movimento a ser realizado, exigindo, dependendo do caso, descanso extra ao operador, o que aumenta ainda mais os custos.

Trocar o esforço e desgaste humano pelo trabalho realizado por paletização automática é uma solução inteligente para preservar a saúde dos colaboradores e diminuir a incidência de acidentes de trabalhos e afastamentos por lesão e esgotamento físico.

 

4. Fator custo-benefício

 

Apesar de ser um investimento inicial superior à contratação de colaboradores, a aquisição de robôs para paletização automática se prova um investimento com ótimo retorno.

Basta analisar os benefícios trazidos pelo uso da paletização: redução do tempo e de custos, melhor utilização do espaço da fábrica, organização de estoques e qualidade do acondicionamento da carga paletizada, entre outras vantagens.

Para te deixar ainda mais seguro em relação à economia, criamos uma planilha de viabilização para você inserir os dados do seu negócio e conferir os resultados em números.

 

baixar-tabela

 

5. Fator qualidade do serviço

 

Basta uma rápida busca no Youtube para encontrar alguns desastres envolvendo empilhamentos malfeitos ou que não respeitaram as normas de armazenamento dos produtos e danificaram os materiais.

Esse tipo de vídeo está disponível em abundância, pois muitas empresas realizam a tarefa por meio de profissionais que não possuem as capacidades adequadas para esse tipo de operação ou por negligência total dos envolvidos.

Quando o primeiro problema aparece, a paletização automática é a solução. O robô opera com qualidade uniforme, mantendo um padrão ideal para o armazenamento, respeitando as limitações dos produtos e da estrutura de armazenamento. Esse processo garante a qualidade também do produto para o consumidor final, elevando o desempenho organizacional como um todo. 

 

A paletização automática é uma realidade, um diferencial competitivo e uma mudança estratégica bastante positiva. Sua aplicação é mais simples do que parece, não exigindo mudanças rigorosas no sistema de trabalho e na infraestrutura da empresa.

Os sistemas de paletização padronizados são soluções novas e econômicas para automatização das linhas finais de produção com curto payback. A Indumak oferece soluções sob medida para os mais diversos tipos de segmentos, de acordo com as necessidades produtivas e adequados aos layouts das plantas fabris, oferecendo a aplicação que melhor atenderá a sua demanda produtiva.

Quer saber mais sobre o processo de implementação e descobrir outros fatores que apontam para as vantagens da paletização automática? Então, converse com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin