tendencias-da-industria-alimenticia

Categoria: Gestão

23 de agosto de 2019

7 tendências da indústria alimentícia para 2020

Estivemos presentes na Fispal 2019 e, além de termos apresentado nossas novidades, também pudemos conferir de perto as principais tendências da indústria alimentícia para o próximo ano. A Fispal é a maior feira do nosso segmento e não é à toa que essa foi a nossa 29ª participação no evento que apresenta soluções para a indústria de alimentos.

Entre tantos insights e novidades do setor, listamos os mais fortes para 2020, para ajudar a alavancar ainda mais o seu negócio.

 

tendencias-da-industria-alimenticia-2

 

1. Automatização de processos

 

Muitas empresas buscam por alternativas inovadoras para implementarem seus processos, garantindo ainda mais lucratividade e produtividade. Sensores e programas que conectam máquinas geram um fluxo operacional autônomo e altamente eficiente. Isso possibilita simulações para melhoria de cenários até a tomada da decisão final.

 

tendencias-da-industria-alimenticia-3

 

2. Inteligência artificial na linha de produção

 

Enxergar os resultados de cada máquina e identificar a melhor configuração para elas, gera menos paradas e mais lucro, impactando toda a produtividade do negócio. Essa tecnologia possibilita tarefas gradualmente mais complexas e de melhoria contínua, com mais facilidade.

 

tendencias-da-industria-alimenticia-4

 

3. Profissões do futuro

 

Novas profissões ligadas ao uso constante de tecnologias exigem profissionais rápidos e atentos. Especialistas em drones, inteligência artificial, cientistas de dados, projetistas para tecnologia 3D, especialistas em segurança da informação, analistas de

IoT e Big Data são algumas das profissões tendência para os próximos anos. Funções atuais sendo extintas e outras surgindo é um novo ciclo da Indústria 4.0.

 

tendencias-da-industria-alimenticia-5

 

4. Rastreabilidade

 

Explorando a tecnologia blockchain e o conceito de embalagens conectadas, é possível tornar o processo de distribuição mais confiável e completo. Essa não é uma novidade, mas é um movimento crescente, que agiliza processos de identificação de lotes com problemas em minutos ou segundos. Para o consumidor, possibilita saber a origem e o caminho do produto até chegar a sua mesa.

 

tendencias-da-industria-alimenticia-6

 

5. Transformação digital

 

Levar a Indústria para a era 4.0 não depende somente de automação. O conceito dessa era está ligado a geração de processos inteligentes, isto é, conhecer o processo produtivo para então otimizar cada etapa a partir da sua necessidade. Às vezes a solução do problema é simples e a tecnologia é uma aliada indispensável para entender e gerenciar os dados, possibilitando essa otimização.

 

tendencias-da-industria-alimenticia-7

 

6. Criatividade nas embalagens

 

Reinventar embalagens é uma excelente maneira de causar experiência no próprio

PDV, criando uma relação com o cliente e possibilitando a fidelização dele. Essa foi a solução desenvolvida por uma equipe de alunos do SENAI SP, ao apresentar uma embalagem olfativa, que permite que o consumidor sinta o cheiro do alimento sem abrir a embalagem. O desafio contava com uma etiqueta multissensorial com QR Code, que integrava olfato, visão e audição, através de vídeos de realidade aumentada. Muito criativo!

 

tendencias-da-industria-alimenticia-8

 

7. Soluções de segurança

 

Já é possível saber se seus colaboradores estão utilizando todos os EPIs através de um software que fotografa o funcionário e alerta o setor administrativo para chamar, advertir ou impedir sua entrada em determinado local. Monitorar o nível de atenção e sono também é possível através de um dispositivo instalado em uma linha de montagem. Essas são tecnologias para otimizar ainda mais o processo produtivo na indústria, garantindo a segurança dos colaboradores e do desenvolvimento de produção.

 

E, por falar em novidades, confira aqui os nossos lançamentos apresentados na Fispal 2019, para fortalecer ainda mais o seu negócio.

Lembre-se!

Num mercado crescente que se reinventa constantemente, é preciso estar atento as novidades para seguir frente a concorrência. Otimizar processos, investir em tecnologias e redução de custos, além de contar com uma equipe qualificada são alguns dos itens que fazem toda a diferença.

 

CTA-solicitar-contato

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin