Categoria: Gestão
Conheça 3 motivos para implantar a automação industrial
Em um momento em que a Indústria 4.0 ganha cada vez mais força, a ponto de ser considerada a Quarta Revolução Industrial, a automação industrial passa a ser um componente decisivo e central da atividade produtiva. Compreenda a base do sistema automatizado e descubra os motivos para garantir mais competitividade no exigente mercado globalizado.
A automação industrial não é algo novo…
O termo surgiu pelos anos 1950 para descrever a movimentação automática de materiais, que se fez necessária para aumentar a produção e a produtividade. Essa nova forma de trabalho aprimorou a mecanização, limitada ao emprego de máquinas para executar determinada tarefa, substituindo o esforço físico.
Do que consiste a automação?
A automação industrial caracteriza-se por um conjunto de métodos que envolvem a inserção de equipamentos físicos (hardware) e programas destinados ao controle desses equipamentos (software). Computadores e outros dispositivos eletrônicos como controladores lógicos programáveis, microcontroladores, SDCDs ou CNCs é que tornam possível o controle automático das máquinas.
Quais as vantagens da automação industrial?
Produção em escala
A troca da força de trabalho humana por robôs torna a produção mais rápida e eficiente, permitindo que demandas maiores sejam atendidas em menor tempo. Na automatização, há menos desperdício de insumos e a vantagem de o fluxo produtivo ser programado conforme a demanda.
Custo reduzido
O investimento na aquisição de máquinas e softwares é recuperado rapidamente e, após sua implantação, os custos de produção são reduzidos drasticamente. Isto porque um robô pode executar a tarefa de diversos trabalhadores e de forma mais rápida, diminuindo custos tributários e trabalhistas incidentes sobre a mão de obra convencional.
Segurança operacional
O processo de fabricação passa a manter um padrão bem definido. Além de assegurar a qualidade do produto final, a automação industrial diminui riscos de acidentes com os trabalhadores, uma vez que as tarefas mais complexas são executadas por máquinas previamente configuradas.
Nas interações com humanos, as máquinas também dispõem de tecnologia para interromper suas atividades nos casos em que trabalhadores ultrapassem linhas de segurança, por exemplo.
Na automação industrial, os níveis de controle podem se aplicar a diferentes etapas do processo produtivo, dos equipamentos e dispositivos até o gerenciamento corporativo da empresa. O objetivo é único: produzir o melhor produto com o menor custo!
Deseja automatizar os processos na sua empresa? Conheça as tecnologias integradas em processos de empacotamento, agrupamento e movimentação de produtos oferecidas pela Indumak e desenvolvidas sob medida para o seu negócio.