processo-empacotamento-1

Categoria: Processos

18 de fevereiro de 2020

Passo a passo para automatização completa do processo de embalagem

Você sabia que o Brasil é um dos países com altos índices de decisão de compra no ponto de venda? De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Embalagens, cerca de 85% dos consumidores deixam para decidir qual produto comprar quando estão diante das diferentes marcas.

 

Neste ponto, entra a importância de uma boa embalagem. Um recipiente de qualidade, um bom rótulo e as informações certas fazem a diferença na decisão de compra de uma pessoa, ou seja, as empresas que querem bons resultados devem se preocupar com a qualidade de suas embalagens.

 

Neste cenário, a automatização do processo de embalagem se apresenta como um procedimento importante. As empresas que buscam otimizar a rotina de fabricação e acelerar a distribuição dos produtos vão demandar agilidade ao embalar e distribuir sua produção, e a automatização entra como o solucionador dessa complicada equação entre tempo e produção diária.

 

Neste conteúdo você vai encontrar um passo a passo, com procedimentos práticos e algumas reflexões, para atingir a automatização completa do processo de embalagem. Confira o que é preciso para atingir esse patamar e gerar a velocidade necessária para potencializar sua produção.

 

Passo a passo para a automatização do processo de embalagem

 

processo-empacotamento-2

 

1. Compreenda a demanda da sua empresa e as necessidades do produto

 

O início da automatização do processo de embalagem começa com uma avaliação da empresa. Os gestores devem ter o conhecimento técnico sobre o tipo de embalagem necessária para cada produto e o volume de produção.

 

Esses dados servem para indicar a escolha do maquinário ideal e para compreender quais normas e regulamentações devem ser seguidas para criar uma embalagem de qualidade e que se encaixa nos padrões exigidos pelas agências de fiscalização.

 

processo-empacotamento-3

 

2. Selecione os equipamentos com base no tipo de embalagem mais adequado

 

Cada produto pede um tipo de embalagem, ou melhor, alguns tipos de embalagens. Nem sempre é necessário seguir a linha adotada pelos concorrentes, contudo, certos produtos demandam um empacotamento específico. Diante desses fatos, cabe à empresa averiguar quais são os tipos de embalagem mais adequados para seus produtos e, só então, buscar as ferramentas.

 

O mercado de embalagens possui essa particularidade e as indústrias precisam se adequar, por isso, a Indumak comercializa 12 tipos diferentes de empacotadoras. Nosso portfólio nos dá margem para atender aos mais diferentes clientes e ser uma ampla solução para as indústrias que buscam a automatização de embalagens. Você pode conferir toda a nossa linha aqui! 

 

processo-empacotamento-4

 

3. Mantenha o maquinário atualizado

 

Algumas empresas já possuem ferramentas para o processo de embalagem, porém, em muitos casos, o maquinário já se encontra defasado ou longe de atingir a capacidade necessária para escoar a produção.

 

Nesses casos, a melhor solução é se atualizar, buscar o que há de novo neste mercado e manter todas as ferramentas em ordem.

 

Além das máquinas que realizam o processo mecânico de embalagem, é necessário utilizar computadores e softwares para controlar cada etapa, e aqui entra a necessidade de atualização de tecnologias periféricas, como os programas utilizados e os PCs envolvidos, para manter a produção em bom ritmo.

 

processo-empacotamento-5

 

4. Treinamento de mão de obra é fundamental

 

Para utilizar máquinas modernas, será necessário uma operação com pessoas no controle do processo. Esses profissionais devem possuir o conhecimento necessário para operar esses recursos.

 

O treinamento é fundamental para evitar problemas de mau uso do maquinário, atrasos na produção e a subutilização das ferramentas disponíveis.

 

O processo de automatização vai requerer melhorias na mão de obra. Diante disso, a empresa tem duas opções:

 

– Renovar os profissionais do setor de embalagens e procurar pessoas já capacitadas na operação de máquinas

– Investir em seu atual quadro de funcionários, disponibilizando os recursos de capacitação necessários.

 

processo-empacotamento-6

 

5. Buscar um parceiro e não apenas um revendedor de tecnologias

 

A Indumak busca ofertar aos seus clientes mais do que apenas os produtos que solucionam seus problemas. Procuramos ser um parceiro constante no sucesso de nossos clientes, por isso, é importante ponderar qual será o seu fornecedor de tecnologia.

 

Fatores como pós-venda, atendimento ao cliente e assistência técnica são fundamentais, ainda mais quando estamos falando de máquinas complexas e que requerem investimentos significativos.

 

Fique atento à qualidade do atendimento recebido durante o processo de venda, busque empresas interessadas em ser uma solução constante para a automatização de embalagens.

 

processo-empacotamento-7

 

Sobre a Indumak

 

Referência mundial no segmento de empacotadoras, enfardadeiras e sistemas de paletização, a Indumak atua no mercado desde 1963 e, durante os últimos anos, focou sua atuação em ser uma empresa capaz de solucionar as demandas de seus clientes para as áreas de empacotamento, agrupamento e movimentação de produtos.

 

Com mais de 200 profissionais, a Indumak embala o negócio de mais de 4500 clientes de todo o Brasil e também fora do país. Temos o compromisso de oferecer precisão sob medida, por isso, convidamos você a entrar em contato com a nossa empresa e descobrir a melhor solução para o seu negócio.

 

Solicite seu orçamento conosco ou deixe o seu número e nós entramos em contato com você!

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin