Categoria: Empacotamento
Fatores que influenciam no bom andamento da empacotadora
Para obter o melhor resultado da máquina empacotadora, é preciso observar alguns fatores, principalmente ligados à embalagem. Sim! Tão importante quanto a qualidade e os cuidados com o equipamento é a qualidade do material empregado no processo de envase. E você sabe quais são os fatores que influenciam no bom andamento da empacotadora?
Antes de responder, vale frisar a importância de contar com um fornecedor de idoneidade reconhecida. Ao fazer o pedido dos filmes ou embalagens, certifique-se de que terá acesso a todas as informações de que necessita para confirmar suas propriedades. Isso contribuirá na eficiência do processo e na diminuição de perdas com o material, além de reduzir as paradas na produção decorrentes de problemas gerados por embalagens de má qualidade.
As empacotadoras terão sua melhor performance com:
COF (Coeficiente de fricção) do filme técnico de 0,14 a 0,24 (PE)31
COF (Coeficiente de fricção) de outras estruturas de embalagens 0,10 a 0,26
(BOPP, PET, EVOH, PA, BOPA e outros)
Espessura do filme técnico com variação máxima de 5%
Filme técnico sem estática
Passo de foto célula com variação máxima de 3mm
Refile das bobinas sem sobras laterais (ou – 5mm)
Cada um destes itens, isolada ou conjuntamente, afeta diretamente o desempenho da máquina no processo de empacotamento. Assim, para que a empacotadora atinja seu potencial máximo de capacidade produtiva, todos estes requisitos devem ser seguidos à risca. Em resumo, para máquina de alta performance, utilizar sempre filme de alta performance!
Além do requisito maquinabilidade, que acabamos de abordar, outros fatores devem ser considerados na hora de desenvolver uma embalagem para seu produto. E depois de pronta, os cuidados devem ser redobrados no transporte, manuseio e armazenamento das embalagens. Aliando inovação e qualidade, é possível otimizar processos e ganhar vantagem competitiva no mercado.