limpeza-Empacotadora-Enfardadeira

Categoria: Manutenção e Operação

17 de dezembro de 2019

Como fazer a limpeza da sua empacotadora e enfardadeira automática

Estar à frente do setor de empacotamento de uma indústria envolve certos cuidados com as atividades diárias. A limpeza das máquinas empacotadora e enfardadeira é de fundamental importância, tanto para o bom desenvolvimento do equipamento, quanto para a qualidade do produto embalado.

Esse cuidado precisa ser periódico para refletir de forma positiva no futuro do equipamento e da indústria.

 

Como o processo de limpeza deve ser feito?

 

Lembre-se que a energia deve estar desligada e desconectada para fazer a limpeza das máquinas, pois isso garante a segurança do operador e do equipamento.

 

Agora siga as etapas:

 

1. Desligue a alimentação elétrica da máquina utilizando o cadeado na chave geral para evitar que outra pessoa possa religar o equipamento.

2. Desligue a alimentação pneumática do equipamento utilizando o cadeado.

3. Retire as proteções mecânicas (se houver).

4. Utilize a pistola de limpeza para retirar a sujeira mais grossa. Lembre-se de utilizar sempre os EPIs indicados pelos profissionais da área de saúde e segurança.

5. Faça a limpeza dos conjuntos e componentes da máquina observando as recomendações do fabricante. Não utilize jatos e água no equipamento! O mesmo poderá causar danos aos componentes eletrônicos e pneumáticos. Lembre-se que não é necessário realizar a limpeza interna do painel de controle. O contato de líquidos ou detergentes com os componentes eletrônicos e pneumáticos deve ser evitado.

6. Para secar, utilize um pano seco e macio.

7. Após limpeza, faça o engraxamento dos componentes que necessitem de lubrificação, de acordo com as observações do fabricante.

8. Retorne as proteções mecânicas aos seus respectivos locais.

9. Ligue a alimentação elétrica e pneumática do equipamento.

10. Verifique o correto funcionamento dos dispositivos de segurança.

11. Realize alguns testes sem produto no equipamento.

12. Observe se existe alguma anomalia no funcionamento do equipamento.

13. Caso o equipamento esteja em condições normais, inicie o ciclo automático com o produto.

 

Limpeza da pintura

 

Quando o equipamento é pintado com tinta a pó, a limpeza deve ser feita preferencialmente com detergente neutro, evitando o uso de produtos do tipo “limpeza pesada”.

Em casos extremos, utilize uma solução de 7 partes de álcool etílico e 3 partes de água, desde que a limpeza seja feita de modo que a peça não fique por muito tempo em contato com essa solução.

O contato com solventes oxigenados como acetona e thinner deve ser evitado, pois pode ocorrer amolecimento da película de tinta. Produtos de limpeza com abrasivos também devem ser evitados, assim como soluções ácidas ou alcalinas; mesmo que diluídas como: águas sanitárias de mercado.

Materiais do tipo esponja de aço ocasionarão riscos e a perda do brilho do equipamento. Podem ser utilizadas ceras polidoras para uso automotivo ou doméstico sem problemas. Em produtos foscos ocorre significativo incremento de brilho após o polimento.

Jatos de água e produtos químicos de limpeza estão proibidos para limpeza do painel elétrico e sistema pneumático. A não observação deste item poderá ocasionar danos aos cilindros pneumáticos, bem como danos ao sistema elétrico do equipamento e dispositivos mecânicos.

A mangueira de ar poderá ser utilizada para limpezas superficiais do equipamento, contudo, observe se a qualidade do ar está de acordo com as especificações técnicas.

 

LIMPEZA DA CORREIA DO TRACIONADOR

 

Para a limpeza da correia do tracionador, utilize álcool etílico com um pano macio. Mas, por ser altamente inflamável, tome cuidado para manusear o álcool.

A limpeza da correia deverá ser efetuada seguindo as seguintes recomendações:

 

1. Desligue a alimentação elétrica da máquina utilizando o cadeado na chave geral para evitar que outra pessoa possa religar o equipamento.

2. Desligue a alimentação pneumática do equipamento utilizando o cadeado.

3. Aguarde o tempo necessário para que as soldas cheguem à temperatura ambiente.

4. Abra o tracionador utilizando o botão “tracionador” do painel.

5. Abra a porta de proteção da máquina.

6. Retire a proteção da correia do tracionador.

7. Abra o braço de solda vertical.

8. Utilizando um pano com álcool etílico, pressione a região das correias tracionadoras, retirando o excesso com o auxílio de um pano seco.

9. Gire manualmente a correia para dar continuidade a limpeza.

10. Repita os últimos passos até completar a limpeza

 

A limpeza da máquina de empacotar ou enfardar é apenas o começo! As tarefas de manutenção preventiva são tão importantes quanto a limpeza para o desempenho ideal. Por isso, estamos sempre trazendo dicas para melhorar e incrementar o seu negócio.

 

indumak

 

Conheça a Indumak

 

Somos uma empresa com atuação mundial e mais de 50 anos de experiência em oferecer soluções completas no empacotamento, enfardamento e agrupamento de produtos para os mais variados segmentos.

São equipamentos e acessórios de alto desempenho com garantia de precisão e assistência especializada para atender as necessidades de cada cliente. Entre em contato com a gente e solicite um orçamento sem compromisso.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin