comprar-uma-empacotadora

Categoria: Empacotamento

8 de janeiro de 2019

5 perguntas para responder antes de comprar uma empacotadora

A decisão de investir em um processo automatizado ou de renovar sua linha de produção não é tarefa das mais simples. Ela envolve planejamento, metas em termos de capacidade produtiva, deve considerar sua estrutura fabril e, claro, os recursos financeiros disponíveis.  Por isso hoje esse blog vai tratar de 5 aspectos que implicam diretamente no processo e que, portanto, devem ser considerados na hora de comprar uma empacotadora.

1 Qual é o produto?

 

Em primeiro lugar, é preciso saber quais as características e o tipo do produto, se é líquido, sólido ou pó, úmido, pegajoso, seco ou congelado, pois isso implica no fluxo do produto durante o empacotamento. Assim, a escolha do maquinário ideal deve vir acompanhada dos acessórios adequados para dar vazão e agilidade ao processo, para evitar perdas e paradas desnecessárias.

A densidade do produto também é um dado relevante, pois ela condiciona os tamanhos e atributos da embalagem bem como o tipo de equipamento, afetando inclusive a velocidade produtiva.

 

2 Qual é a embalagem?

 

Determinados produtos direcionam a escolha da embalagem para formatos e materiais mais específicos, como os de alta barreira no caso de alguns alimentos, enquanto outros permitem um leque maior de opções. A definição do tipo de embalagem é condicionante, ou seja, ela vai direcionar a escolha do equipamento, que atenda suas especificidades.

Além do tipo de pacote, o tamanho, o material usado e o peso do produto são informações necessárias para saber qual o maquinário mais indicado. Estas informações também vão servir para indicação de acessórios complementares, com fins específicos conforme cada necessidade.

 

comprar-uma-empacotadora

 

3 Qual a capacidade ou intenção produtiva?

 

O volume de produção é outro dado fundamental, tanto para quem está começando um negócio como para empresas em processo de ampliação. Empacotadoras automatizadas têm alto desempenho, ou seja, grande capacidade produtiva. Portanto, precisam ter uma demanda mínima para não ficarem mais tempo paradas que operando.

Chegou ao limite de capacidade? Os equipamentos estão obsoletos e demandando mais manutenção? As vendas estão aumentando? Surgiu uma oportunidade no mercado? Quer atender novos públicos? Então chegou a hora de investir. Do contrário, avalie o cenário, faça cálculos, e tome a decisão com mais cautela.

 

 4 Qual é o espaço disponível?

 

A estrutura disponível é determinante para projetar o investimento em maquinário, tanto a substituição como a ampliação no número de equipamentos.  Isso vale não somente para área total, mas para a altura da planta. Empacotadoras de formato vertical são construídas para ocupar menos espaço no chão e mais espaço vertical, de modo que a altura da fábrica permitirá ou não acomodar este tipo de equipamento.

O fabricante da empacotadora também precisa saber se você pretende integrar equipamentos já existentes e outras linhas de produção, como enfardamento, por exemplo. Na maioria das vezes é possível fazer a integração, mas pode ser necessário um trabalho de engenharia para alterar componentes na estrutura da empacotadora.

 

5 O que esperar do fornecedor?

 

Ao escolher um novo equipamento, é fundamental levar em conta o suporte que a empresa oferece em termos de serviços, como treinamentos e assistência técnica. Operadores capacitados afetam positivamente os resultados do negócio, uma vez que conseguem extrair o melhor desempenho dos equipamentos, garantindo assim maior produtividade.

Contar com um suporte técnico, ágil e acessível, também é determinante para a eficiência na resolução de eventuais problemas. A rapidez em assistência para ajustes e na substituição de peças diminui os tempos de parada na produção, que representam custos muitas vezes elevados para as empresas.

Considere tudo isso ao escolher um equipamento, ou seja, a estrutura da empresa que está por trás dele.

 

As soluções Indumak

 

Aqui trouxemos as instruções para uma linha de empacotamento, mas as perguntas também se aplicam às etapas de agrupamento e movimentação de produtos, ou seja, para enfardamento e paletização.

Líder no mercado brasileiro de acondicionamento vertical, a Indumak atua nestas três linhas, com um portfólio completo de equipamentos e acessórios, soluções customizadas e projetos padronizados, e todo o suporte técnico para garantir eficiência para sua empresa.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin