Categoria: Inovação

26 de janeiro de 2021

Conheça as vantagens das células robotizadas na planta fabril

Atualmente, parques fabris em todo mundo adotam soluções tecnológicas de automação industrial para transformar seus processos produtivos com mais agilidade, eficiência e segurança, elevando o padrão de qualidade a níveis antes desconhecidos. É a 4ª revolução industrial que ao longo do tempo vem promovendo uma série de mudanças em diferentes segmentos.

As células robotizadas, que vêm sendo implementadas em larga escala, estão entre essas grandes soluções desenvolvidas. Você já ouviu falar sobre elas? O conceito é inovador e envolve sistemas completos com dois ou mais processos produtivos conectados através de robôs que operam sem grandes interferências de ações humanas.

Entre as atividades que podem ser executadas por essa tecnologia, estão o processo de paletização de mercadorias. A seguir, você entenderá as vantagens de uma célula robotizada e como investir na automação dessa etapa de armazenamento do seu produto pode ser proveitoso para o seu negócio. Continue lendo!

Células robóticas para paletização

Quando comparamos as células robóticas a outras soluções, notamos que elas oferecem um nível adicional de flexibilidade, podendo ser personalizadas conforme cada necessidade ao combinar tarefas e outras funções. Essas possibilidades resultam na otimização de toda a linha produtiva fazendo com que o investimento tenha um retorno rápido, pois a capacidade de produção é maximizada.

Entenda por que investir em células robotizadas para a paletização

A cada ano, aumenta o volume de indústrias que investiram na implementação de robôs para sistemas de empacotamento, movimentação e armazenagem. Isso acontece porque essa é uma estratégia que otimiza a utilização de recursos e produtividade, tema constante nas reuniões de planejamento de empresas que têm grandes expectativas de crescimento.

Esses sistemas exigem tempo para preparação e implantação, por isso é importante adequar a infraestrutura para o momento certo de impulsionar a produção, diminuindo custos e tempo de operação.

Além de caracterizados pelo alto grau de autonomia, pelo retorno rápido e pela precisão no processo, que se torna mais acelerado e eficiente, o alto nível de tecnologia das células robotizadas na paletização oferece outras vantagens como:

  • Capacidade de repetição.
  • Robustez e durabilidade.
  • Versatilidade: a célula de paletização pode receber até três produtos de modo simultâneo respeitando a ciclagem do braço, a forma e a consistência do fardo.
  • Empilhamento de sacos ou fardos de tamanho e forma consistente, garantindo a apresentação de um pallet pronto de formato e tamanho consistente, o que ganha competitividade no seu produto final.
  • Facilidade de múltiplas receitas por camada e diversas possibilidades de posicionamento do fardo no pallet, como: pontas por fora, etiqueta por fora e impressões por fora.
  • Em baixas produções, o braço robótico pode ser utilizado para funções conjuntas, tais como: mover pallets vazios, aplicar slip sheet, aplicar proteção de películas etc.
  • Variedade em layouts que facilitem o abastecimento e a movimentação de pallets.
  • Vida útil do equipamento podendo chegar a 16 anos após retrofit (8 + 8).
  • A média do MTBF (Mean Time Between Failures ou tempo médio entre falhas) é de 55 mil horas (6,2 anos).
  • Menor MTTR (Mean Time To Rapair ou tempo médio para reparo) em função do menor número de operações mecânicas, garantindo maior eficiência produtiva.

O objetivo deste blog é mostrar algumas das vantagens que devem ser consideradas ao investir em sistemas de paletização, que podem ser customizados ou padronizados de acordo com a necessidade. As células podem abrigar um ou vários robôs, e os layouts também podem ser configurados para atender espaços compactos ou layouts completos integrados com outras aplicações e opcionais.

As células padronizadas são ótimas para quem tem quer aproveitar os benefícios e as vantagens deste modelo de automação industrial, mas tem um orçamento limitado. Já os sistemas customizados exigem uma infraestrutura mínima, envolvendo diversos periféricos de configurações para layouts amplos.

Outra boa notícia: a Indumak pode oferecer essa solução para a sua planta fabril, transformando o seu negócio com tecnologias de ponta da marca líder de mercado em máquinas e equipamento para empacotamento de mercadorias e paletização.

Solicite um orçamento ou deixe uma mensagem que nós entramos em contato com você.

 

 

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin