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Categoria: Empacotamento

13 de dezembro de 2017

Por que o design da embalagem é importante na escolha do produto

As embalagens surgiram com a necessidade de transportar e armazenar os alimentos e água, há mais de dez mil anos. Ao longo dessa trajetória, os consumidores passaram a adquirir os produtos de acordo com a confiança que depositavam na sua aparência, ou seja, nas próprias embalagens. Hoje elas são tão importantes quanto o conteúdo que carregam e, por isso, investir no design da embalagem é determinante no contexto de vendas.

O desenvolvimento de uma embalagem deve cada vez mais levar em conta fatores estéticos, como paletas de cores, formatos inovadores e contrastes entre fundo e informações de texto. Afinal, é preciso chamar a atenção em meio a inúmeros concorrentes nas gôndolas e estantes de supermercados e estabelecimentos em geral. Mas antes do layout, outros fatores são determinantes para o impacto visual que um produto pretende causar.

 

Quais são?

 

Escolha do material

 

A escolha do material para a embalagem é decisiva, pois vai direcionar o público que se pretende atingir. Matérias-primas mais caras, como o vidro, impactam nos custos e no preço final e, portanto, tem mais força de venda perante consumidores com poder aquisitivo mais alto. A matéria-prima utilizada também ajuda a comunicar a qualidade do produto que está sendo ofertado, e muitas vezes mostrado, como é o caso dos plásticos transparentes.

 

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Formato da embalagem

 

Está aí mais uma importante relação entre produto e consumo. O formato da embalagem deve ser definido não somente a partir do produto que irá proteger, mas também considerando fatores como a logística e a apresentação no ponto de venda. As embalagens flexíveis, por exemplo, permitem ajustar-se a vários formatos e tamanhos e, desta forma, desenvolver modelos com design inovador e mais atrativos para o consumidor.

Outra vantagem das embalagens flexíveis é a redução de custos e a melhoria da gestão do estoque, facilitando o processo de armazenamento e distribuição das mercadorias. Elas também utilizam menos material em sua produção, já que permitem otimizar a relação entre a massa da embalagem e a quantidade do produto acondicionado.

 

Funcionalidade em primeiro lugar

 

Como já dito, a embalagem precisa comunicar o produto que está sendo oferecido, destacando suas vantagens. Porém, é preciso lembrar que sua função principal é proteger o produto e facilitar sua utilização. Desenvolver modelos que tornam o dia a dia mais prático, como os sistemas de “abre fácil”, melhoram a experiência do cliente e ajudam a criar maior fidelização com a marca.

Em resumo, o design da embalagem deve ser concebido levando em conta sua finalidade e as necessidades do público. E, para isso, empregar uma boa dose de criatividade, seja no formato ou na maneira como as informações são dispostas no layout, criando uma estética atrativa e diferenciada no ponto de venda, é o caminho para despertar a preferência da marca e fidelizar clientes.

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