Categoria: Movimentação

22 de junho de 2021

Detector de metal: um acessório essencial no empacotamento de alimentos

Quando falamos de empacotamento automático na indústria alimentícia, alguns cuidados são essenciais para que o produto chegue ao consumidor final da maneira correta e a empresa siga as normas exigidas por leis para a embalagem de alimentos. É aí que entra um acessório indispensável no empacotamento: o detector de metal.

Afinal, por que o detector de metal é tão importante no processo de empacotamento automático?

Há uma demanda crescente na inspeção de corpos estranhos, nos mais diversos tipos de embalagens e materiais, principalmente se tratando da indústria alimentícia. O detector de metal é indispensável no processo de empacotamento automático dos alimentos porque é capaz de detectar e expulsar esses corpos estranhos durante o processo.

Por isso, a detecção de potenciais contaminantes físicos nas linhas de produção e embalagem, principalmente para os fabricantes de alimentos, deve ser automatizada com alto desempenho e eficiência.

Como o detector funciona no empacotamento de alimentos?

Os detectores de metal funcionam ao detectar materiais que criam um distúrbio magnético ou elétrico à medida que passam por um campo eletromagnético. Eles são projetados para serem mais robustos em ambientes extremos, por exemplo, freezers, plantas de processamento úmido, como a embalagem de congelados e quando os ingredientes secos são predominantes, como farinha em padarias e fabricantes de alimentos que usam ou embalam especiarias e temperos.

É um sistema de inspeção projetado para atender a essa necessidade de segurança nas embalagens de maneira rápida, com procedimentos simples e que minimizam o risco de erro operacional, assim como as aplicações em que a velocidade do produto através da máquina é muito rápida ou muito lenta. O espaço limitado geralmente favorece a detecção de metal.

Fatores como o tamanho e a localização de um contaminante, a velocidade da linha de produção, o material de embalagem do produto e a diferença de densidade entre o material contaminante e o produto influenciam a sensibilidade e o desempenho dos dispositivos de detecção de metais.

Além disso, validar a capacidade dos sistemas de detecção de metais, realizar testes de inspeção de produtos e a calibração devem ser medidas introduzidas na linha de produção para novos produtos ou novos tipos de embalagens, principalmente em indústrias com sistemas de gestão mais antiga que podem não obter a tecnologia adaptada aos novos desafios.

Ainda não tem o detector de metais na sua empacotadora? Esse é um acessório importantíssimo que desenvolvemos com a máxima eficiência e qualidade. Conheça, a seguir, o detector de metais da Indumak.

Detector de metais Indumak: máxima eficiência e qualidade

O detector de metais da Indumak é um equipamento seguro, eficiente e com a expertise da líder brasileira em empacotamento automático, projetado para ser conectado à máquina empacotadora e garantir pacotes mais seguros e impecáveis.

O acessório faz o reconhecimento de metais ferrosos, não ferrosos e aço inoxidável e remove a embalagem com conteúdo contaminado. Ele é composto por uma esteira transportadora com alarme e rejeitador de pacotes.

Veja, abaixo, o detector em funcionamento.

CLIQUE AQUI!

Solicite seu orçamento e garanta essa segurança na sua indústria. Afinal, esse é um cuidado não apenas com o produto e a sua empresa, como também com o seu cliente e consumidor final.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin