embalagem-atmosfera-modificada-1

Categoria: Inovação

28 de janeiro de 2020

Embalagem com atmosfera modificada para embalar frutas e legumes

Os consumidores que compram na seção de produtos Hortifrúti têm muitas opções de frutas e legumes. Por isso, os itens devem ser avaliados e minimamente processados, ter um prazo de validade estendido e uma boa aparência. Um modo eficiente para que as empresas que embalam seus legumes e frutas consigam as características acima para produtos frescos é aproveitando as tecnologias de embalagem com atmosfera modificada.

 

O que é embalagem com atmosfera modificada?

A embalagem com atmosfera modificada é um processo que cria ou mantém uma atmosfera dentro de uma embalagem que controla e diminui a oxidação de alimentos frescos. A oxidação dos alimentos resulta em deterioração, falta de textura, odores ofensivos e descoloração. Por exemplo: folhas de alface escurecem e ficam com textura áspera. Ao impedir a oxidação, a vida útil dos produtos frescos é prolongada e sua apresentação visual é preservada.

Abaixo estão alguns exemplos de tipos de embalagens com atmosfera modificada amplamente utilizados:

 

Liberação de gás (injeção de nitrogênio)

Esse componente de um sistema de embalagem injeta gás nitrogênio inofensivo ou algum mix de gases para a embalagem, expulsando o oxigênio imediatamente antes da selagem.

 

Válvulas unidirecionais

Frequentemente usadas no empacotamento do café em grãos, essas válvulas de plástico permitem que os gases escapem da embalagem sem deixar mais nada entrar.

embalagem-atmosfera-modificada-2

Embalagem a vácuo

É um método bastante conhecido de atmosfera modificada. O vácuo, graças à supressão do oxigênio do ar, propicia uma conservação isenta de químicos, alongando notavelmente o período de conservação do alimento, seja fresco ou processado. Esse modo pode até triplicar a durabilidade dos produtos em circunstâncias normais, permitindo manter inalterado o sabor, o aroma, a cor e as qualidades nutricionais do alimento.

 

Barreira de materiais de embalagem

Essas películas de embalagem especiais fornecem permeabilidade reduzida ao oxigênio e umidade.

 

Pacotes dessecantes

Geralmente encontrados em frascos de comprimidos, os pacotes dessecantes absorvem o oxigênio ou a umidade do ambiente.

 

Por que a atmosfera modificada é tão importante para frutas e legumes frescos?

Frutas e legumes cortados frescos têm uma alta taxa de respiração, isso significa que eles estragam e descolorem rapidamente quando expostos ao oxigênio. Como os produtos frescos são minimamente processados ??e contêm poucos (se houver) conservantes, a atmosfera modificada deve assumir o papel de ‘preservadora’ do alimento.

Para os consumidores, as embalagens com atmosfera modificada lhes permitem manter uma dieta saudável de maneira segura e prática. Não é mais necessário parar no supermercado para obter produtos frescos várias vezes por semana. Agora, os consumidores podem estocar quantidades maiores sabendo que o produto permanecerá fresco por mais tempo. Essas facilidades são desafios constantes para a indústria de alimentos.

Para a sociedade em geral, prolongar a vida útil dos produtos frescos permite um acesso mais amplo a alimentos saudáveis ??e maior segurança alimentar. O desperdício também diminui quando os produtos podem permanecer viáveis ??por um longo período de tempo.

Como a Atmosfera Modificada é usada na embalagem de frutas e legumes frescos?

Em geral, níveis de oxigênio de 1 a 5% são suficientes para retardar a oxidação de produtos frescos. Em concentrações abaixo de 8%, o amadurecimento e a maturação podem ser retardados.

Para atingir esses baixos níveis de oxigênio, a descarga de nitrogênio é frequentemente utilizada para embalar frutas e legumes frescos. Um gerador de nitrogênio é integrado a uma empacotadora e libera gás nitrogênio em cada pacote após o enchimento e logo antes da solda.

Muitas empresas produtoras também estão valorizando o investimento em materiais de embalagem de alta barreira que apresentam baixas taxas de transferência de oxigênio (OTR). Esses filmes têm baixa permeabilidade ao oxigênio, o que proporciona um nível mais alto de proteção contra a oxidação.

Agora que você já sabe tudo sobre embalagens modificadas, quer conferir outras vantagens que os modelos de embalagens flexíveis garantem ao seu negócio? Então baixe o material abaixo.

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin