Enfardar ou Encaixotar_1

Categoria: Agrupamento

10 de novembro de 2020

Enfardar ou encaixotar?  Conheça as diferenças entre embalagem flexível e caixas de papelão


A qualidade de um produto tem muito a ver não só com os processos de produção, mas com o armazenamento e com a logística. Afinal, a embalagem certa armazena e protege a mercadoria, facilita o transporte e a distribuição, informa e atrai o consumidor.

Para fazer a escolha correta do tipo e formato de material que irá embalar, enfardar e preparar o seu produto para o transporte, é preciso avaliar os bônus e ônus de cada opção disponível no mercado. E quando falamos na unitização da carga, isto é, no agrupamento que une volumes pequenos e transforma em um só, facilitando o manuseio, é natural que surjam algumas dúvidas, como as diferenças entre embalagens flexíveis e caixas de papelão.

Se você está tentando escolher entre enfardar ou encaixotar e querendo se aprofundar para saber e entender as diferenças que tornam um ou outro melhor, este artigo é para você. A seguir, você vai conferir as principais diferenças e indicações para cada um destes materiais.

 

Conheça as vantagens do agrupamento com filmes flexíveis

 

 Enfardar ou Encaixotar_2

 

O termo embalagem flexível é usado para descrever uma determinada variedade de embalagens plásticas. Na maioria das vezes, esses filmes são criados a partir de composição de diferentes materiais, que são responsáveis por proteger e valorizar os produtos embalados.

As embalagens flexíveis podem ser usadas para embalar diferentes tipos de produtos dos mais variados segmentos, seja em embalagens primárias, secundárias ou terciárias. Elas se popularizaram, ao longo dos anos, pela facilidade e grande variedade de formatos disponíveis para inúmeros tipos de utilização, possibilitando aplicações modernas, simples, baratas e menos volumosas.

Quando aplicadas na unitização das mercadorias, agrupando pacotes unitários de menor volume, elas garantem muito mais eficiência produtiva no processo fabril, facilitando o manuseio, protegendo o produto e otimizando todo o processo de empacotamento.

Com grande aceitação no mercado pela leveza e a capacidade de serem moldados em vários formatos, a unitização (agrupamento) em filmes plásticos permite flexibilidade e adaptabilidade, tanto em tamanho, quanto em tipos de embalagens. A flexibilidade para ajustar o tamanho do fardo, de acordo com a necessidade de seus clientes, permite atender os requisitos do estoque da loja ou supermercado que estará ofertando o produto final.

Esses benefícios do agrupamento permitem que as empresas substituam grande parte do uso de papelão corrugado. Apesar da troca envolver mudanças no processo e nos equipamentos, é segura a redução de custos.

 

Conheça as vantagens que os fardos plásticos oferecem:

  • Facilidade de compra e envio
  • Recursos de marca com impressora térmica
  • Aplicação de fita com informações do produto, sem necessidade de arte gráfica na bobina
  • Ocupa menos espaço (considerando matéria-prima/insumo para o processo industrial)
  • Possibilita ajustes de tamanho
  • É fácil de abrir
  • É fácil de selar

 

Encaixotamento: entenda se é a melhor opção

Os tipos de embalagem compostas por papel e papelão correspondem a um grupo bem abrangente e são utilizadas pelos mais variados segmentos da indústria da transformação.

Possibilitando diversos moldes e formatos, esse tipo de embalagem demanda bastante espaço para armazenamento e são pouco resistentes à água. Porém, camadas de polietileno podem ser aplicadas para aumentar a resistência da caixa à umidade, aumentando seu fator de proteção.

Os custos com transporte de mercadorias encaixotadas, comparando o peso do papelão ondulado com o polietileno de baixa densidade, e aumento do espaço ocupado em caminhões e contêineres, são fatores que também deverão ser avaliados no desenvolvimento de embalagens.

A vantagem que as caixas de papelão têm sobre o fardo plástico é a preservação mecânica do conteúdo embalado. No uso do fardo plástico, o produto soma-se ao fardo para resistir mecanicamente ao empilhamento. Quando o produto é frágil à compactação, recomenda-se o uso de caixa de papelão para que o empilhamento em pallet não comprometa a estrutura ou composição mecânica do produto.

Ficou mais fácil fazer sua escolha agora? Avalie e compare a tecnologia ideal para a sua mercadoria, seja ela transportada em caixas ou fardos, e considere os limites do produto embalado, a temperatura, o trajeto e o ambiente que ela percorre até chegar ao ponto de venda, garantindo a integridade do pacote e do produto.

Converse com especialistas em equipamentos para o acondicionamento de produtos para garantir que você tenha a melhor solução para a aplicação. A Indumak é especialista em equipamentos para a automação da etapa de empacotamento de mercadorias. Aqui nós mostramos como preparar sua empresa para automatizar o setor de empacotamento.

Quer receber conteúdos como esse direto na sua caixa de entrada e não perder mais nenhuma novidade da Indumak sobre empacotamento automático? Assine a nossa newsletter!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin