Equipamentos para empacotamento de Açúcar-1

Categoria: Empacotamento

14 de julho de 2020

Equipamentos eficientes para o empacotamento de açúcar

Você sabia que o açúcar é um dos produtos mais consumidos no mundo? Disponível com variadas propriedades e diversos tipos, como mascavo, demerara, cristal, granulado, refinado e confeiteiro, ele é consumido tanto em ambientes domésticos quanto em indústrias, restaurantes e confeitarias. No blog de hoje, vamos falar sobre equipamentos eficientes para o empacotamento do açúcar, segmento que está inserido em um mercado altamente competitivo.

Embalados em modelos flexíveis, as embalagens do açúcar também variam, podendo ter aplicações e tamanhos especiais, e serem fabricadas com materiais sustentáveis e ecológicos.

É importante destacar: o tipo de filme utilizado no empacotamento do açúcar deve proteger o produto de contaminação, cheiro, formiga, umidade e outros elementos prejudiciais, garantindo a qualidade final do produto durante todo o ciclo do produto, principalmente nas etapas de distribuição e enquanto ele estiver na prateleira do supermercado.

O dosador correto para o empacotamento do açúcar: como deve ser?

A maioria dos açúcares empacotados possuem características físicas estáveis, o que permite sua dosagem por dispositivo volumétrico, também conhecido como dosador de canecas. Neste range entram o açúcar refinado e o cristal, que representam mais de 80% do volume empacotado atualmente.

Após a entrega do produto pelo sistema de alimentação, o dosador volumétrico fraciona o açúcar em canecas de dosagem. As canecas volumétricas do dosador, uma vez calibradas por técnico especializado ou ainda na fábrica, apresentam alta precisão para o peso de cada pacote. Os ajustes de peso são fáceis e rápidos, com controle e configuração pela IHM da empacotadora automática, que tem em seu fluxo de operação um verificador de peso. Ele pesa cada um dos pacotes ajustando o volume das canecas conforme a necessidade.

Para o açúcar cristal, por exemplo, uma empacotadora poderá produzir mais de 60 pacotes por minuto, em apresentações de 1kg. Neste caso é utilizado o modelo CR. Este mesmo dosador é utilizado para o açúcar refinado (amorfo), porém a velocidade geralmente diminui cerca de 10% devido ao pó mais presente no amorfo, em comparação com o cristal.

Já para o açúcar triturado (base cristal, porém moído), o dosador indicado é o FP (dosagem por rosca), devido a quantidade maior de finos. Alguns clientes ainda optam por utilizar o de canecas (CR), mas aceitam trabalhar com velocidade extremamente baixa.

Equipamentos para empacotamento de Açúcar-2

Manutenção e Limpeza do equipamento: como deve ser feita?

O empacotamento de açúcar é bem distinto de outros produtos. Por absorver umidade, ele acaba grudando e caramelizando com o tempo. É importante limpar e lavar o dosador com certa frequência, pois em alguns acionamentos a deposição e solidificação do açúcar aumenta seu diâmetro, chegando a travar acionamentos do dosador e da máquina, gerando um problema grave no processo produtivo. Limpar o equipamento é, sem dúvidas, fazer a manutenção preditiva, evitando paradas não-programadas na fábrica.

Quem tem experiência com o empacotamento do açúcar sabe do que estamos falando, pois já deve ter tido de resolver algum travamento de mecanismo. Por isso, reforçamos sempre a recomendação da limpeza, principalmente para os novos usuários desse segmento – veja aqui um passo a passo de como fazer a limpeza, com todas as etapas dessa importante manutenção.

Também reforçamos a revisão do manual de operação e manutenção, para seguir com precisão e disciplina as recomendações da Indumak quanto à lubrificação e verificações gerais da máquina. Alguns problemas simples podem ser resolvidos com os tutoriais de operação disponíveis em vídeo.

Indumak: linha completa para o empacotamento do açúcar

Para a Indumak, projetar, fabricar, instalar equipamentos para o segmento de açúcar, para pequenos pacotes ou volumes grandes, é uma prática que nos acompanha nos nossos 57 anos de história. Para esse segmento alimentício, somos capazes de oferecer uma linha completa de produtos para o empacotamento, desde o dosador até a máquina de stretch, presente após o processo de paletização.

Contate nossa equipe para uma consultoria e veja como podemos auxiliar você a melhorar seus resultados produtivos no empacotamento de açúcar. Às vezes, a simples troca de um dispositivo poderá fazer muita diferença no resultado final.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin