Categoria: Movimentação

23 de fevereiro de 2021

Existe o arranjo de embalagens em pallet ideal para todos os produtos?

Manter uma carga segura e estável é norma para todas as indústrias. Além da segurança, as necessidades da logística de cada negócio também são levadas em consideração ao definir qual o melhor arranjo de embalagens em pallet para cada mercadoria no fim da linha de produção.

Um padrão de organização bem definido eleva a eficiência do setor de armazenamento e distribuição. Se a indústria contar com um sistema de paletização automatizado, que não deixa espaços desnecessários entre fardos, sacos ou caixas e que facilita a operação, os ganhos serão ainda maiores. Veja aqui 5 fatores que comprovam como a paletização automática é rentável.

Mas existe um arranjo de embalagens em pallet para todos os produtos? É importante ressaltar que o arranjo de embalagens em pallet não é universal. Para cada necessidade, existe a melhor forma de empilhar, respeitando as particularidades de cada item que precisa ser armazenado.

Como encontrar o arranjo de embalagens em pallet ideal para cada necessidade

Embora não haja um empilhamento padronizado para atender diferentes exigências, há algumas dicas que funcionam para a maioria dos casos, como estas que você pode conferir a seguir:

  • Quanto mais cúbico o empilhamento, melhor. Um pallet muito alto pode perder a estabilidade e ser recusado por transportadoras ou clientes.
  • Otimizar a carga é o objetivo final de um pallet que possui um padrão de tipo, tamanho, empilhamento e camadas. Esses padrões devem ser pensados antes do processo de empacotamento, definindo a embalagem com o design e a resistência certa para o tipo de produto.
  • Para garantir a resistência ideal e proteger o produto, o pallet precisa ser compacto a fim de evitar danos durante o manuseio.
  • A disposição de maneira alternada (amarração da pilha) dá maior estabilidade para o pallet, que também garante melhor aproveitamento de espaço.

 

Abaixo, apresentamos os principais tipos de arranjos de fardos, sacos ou caixas para que você encontre o padrão de configuração que mais funcione para a sua indústria:

  • Arranjo 5×7:

 

  • Arranjo 6×8:

 

 

  • Arranjo 7×7:

 

 

  • Arranjo 10×10:

 

 

  • Arranjo 8×10:

 

 

  • Arranjo 5×9:

 

 

  • Arranjo 8×8:

 

 

A paletização, a estocagem e o transporte são etapas finais da linha produtiva e podem trabalhar com a combinação de diversos sistemas que englobam esse processo, como o envolvimento do pallet com filme stretch e a movimentação até o estoque ou até a expedição.

Após estudar e alinhar todos os detalhes da embalagem, desde o processo de empacotamento até o processo de paletização, transporte e armazenamento, considerando a proteção do produto e a segurança de quem manipula a carga, a empresa garante eficiência nos processos da etapa final da cadeia produtiva.

 

 

A Indumak é especializada em sistemas de paletização automatizados, desenvolvidos para agregar velocidade, precisão e facilidade ao cotidiano das indústrias. Se você ainda não conhece os benefícios de investir na automatização da paletização, confira aqui as 5 principais vantagens.

Quer saber ainda mais sobre as soluções Indumak? Então, acesse o catálogo do nosso sistema de paletização e entre em contato conosco para solicitar o seu orçamento.

 

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin