influenciadores de compra

Categoria: Inovação

18 de janeiro de 2018

Influenciadores de compra: as novas razões para a escolha de alimentos

As mudanças cada vez mais frequentes no comportamento dos consumidores estão redefinindo as razões pelas quais as pessoas escolhem um produto. No caso dos alimentos, em particular, estes novos padrões estabeleceram diferentes influenciadores de compra, criando oportunidades e desafios para o mercado.

A origem dos fatores

 

Estes fatores podem ser inicialmente separados em dois tipos gerais: os externos e internos. Estes dizem respeito a neurotransmissores, hormônios, taxa metabólica, estados do sistema gastrointestinal, tecidos de reserva, formação de metabólitos e receptores sensoriais. São os componentes biológicos.

 

Produto e contexto social

 

Já os fatores externos estão relacionados as características dos alimentos, como o sabor, familiaridade, textura, composição nutricional e variedade, e também ao próprio ambiente. Portanto, elementos como temperatura, localidade, trabalho, oferta ou escassez de alimentos, assim como crenças sociais, culturais e religiosas igualmente interferem nas escolhas.

Resumindo, na hora de adquirir um produto nas prateleiras, o consumidor é afetado por fatores psicobiológicos, por seus hábitos, personalidade, e pelas características sensoriais dos alimentos, incluindo embalagem e custos. Conhecer todas estas influências é essencial para que se possa direcionar esforços ao encontro das novas necessidades do público.

 

influenciadores de compra

Quais são os novos influenciadores?

 

Os novos motivadores de compra vem se somar aos tradicionais influenciadores, que são preço, sabor e conveniência. São eles:

– saúde e bem-estar

– segurança alimentar

– impacto social

– experiência com o produto

– transparência

As pessoas estão cada vez mais atentas as questões ambientais e aos cuidados com sua saúde, que tem relação direta com a alimentação. Elas buscam estabelecer outras relações com os produtos, que tem muito a ver com as questões estéticas e funcionalidades. Há, também, uma maior atenção ao comportamento das marcas e ao seu valor social.

A forma de comprar também está mudando. Consumidores com este novo perfil são mais propensos a utilizar a internet e as mídias sociais não somente para adquirir, mas para compartilhar informações sobre os produtos. Atento a estes novos influenciadores de compra, as empresas devem rever conceitos e criar novas estratégias, na velocidade das mutações.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin