embalagem-monomaterial-1

Categoria: Inovação

23 de junho de 2020

Novas soluções de embalagem monocamada são projetadas para facilitar a reciclagem

As embalagens plásticas flexíveis ocupam um grande percentual no acondicionamento de produtos. São pacotes, sacolas, filmes, embalagens de stand-up pouch, entre outros.

Com benefícios consideráveis, a embalagem flexível protege a qualidade e a integridade do seu conteúdo, oferecendo funcionalidade, conveniência e custos muito reduzidos quando comparadas com embalagens rígidas, como o vidro e o metal.

Tradicionalmente composta de multimateriais, as embalagens plásticas continuam tendo melhor desempenho quando o assunto é sustentabilidade. No entanto, a reciclagem desses materiais reduz os rendimentos e pode ter aplicação limitada devido à sua qualidade inferior.

 

Mas o que é a sustentabilidade?

 

Sustentabilidade significa extrair o máximo de material de um item que possa gerar um novo item e, consequentemente, reduzir o consumo de matéria-prima virgem nos processos de produção.

 

embalagem-monomaterial-2

 

E o que é uma embalagem de monomaterial?

 

Consiste em uma embalagem de apenas um material, com apenas um material envolvido. Na reciclagem, isso simplifica a classificação, a reutilização e reduz a necessidade de novos recursos. Além disso, facilita para produtores e consumidores manter a separação seletiva de substâncias recicladas.

Para facilitar a reciclagem e a qualidade da embalagem plástica, dentro do conceito de economia circular, composições com monomaterial, ou monocamada, vêm ganhando destaque no setor de empacotamento e podem ser incorporadas com sucesso no desenvolvimento de produtos.

Para tornar a coleta, a classificação e a reciclagem mais eficiente, utilize a transparência ou o branco no corpo principal da embalagem, economizando tempo e dinheiro para remoção de qualquer pigmentação, além de facilitar o reconhecimento do tipo de embalagem no processo de triagem. Um design de pacote que possibilite a retirada de todo o conteúdo também auxilia no processo evitando a contaminação do material, com odor ou cor.

Essas dicas atendem por melhorias globais na reciclagem de plásticos e permitem que embalagens monocamadas sejam inseridas nas indústrias, facilitando o processo de reciclagem, além de aprimorar e beneficiar a criação de embalagens ecológicas para diversos produtos.

Esse novo caminho de produzir embalagens considera seu retorno para o mercado pensando no ciclo de vida do início ao início, e não mais do início ao fim, eliminando o desperdício de resíduos tão flexíveis como o plástico.

Você sabia que a Indumak lidera o mercado brasileiro latino-americano de empacotamento vertical? Nossas soluções levam eficiência, agilidade e, claro, mais sustentabilidade para o seu negócio, embalando com qualidade e reduzindo desperdícios.

Quer conhecer nossas linhas de empacotadoras, enfardadeiras e paletizadoras? Mande uma mensagem para a gente.

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin