pós-venda eficiente

Categoria: Processos

12 de fevereiro de 2018

4 passos para ter um pós-venda eficiente e surpreender seus clientes

O pós-venda há muito deixou de ser artigo de luxo. O relacionamento com o cliente após a conclusão do negócio deve concentrar as energias (e estratégias) das empresas tanto quando a comercialização em si. Com um bom relacionamento surgem novas oportunidades de venda, tanto para os atuais como para novos clientes, a partir dessa referência positiva que acaba sendo reconhecida e disseminada.

A regra é a mesma para quem trabalha com consumidor final ou atende outras empresas. Afinal, toda relação comercial, tanto B2B ou B2C, tem como base o contato entre pessoas. Assim, o pós-venda é a oportunidade de fidelizar o cliente, fortalecendo a marca, sua credibilidade, e melhorando inclusive a rentabilidade.

 

Como fazer isso?

 

Com um atendimento de qualidade, que esteja preparado para ouvir e acolher as demandas, sanar dúvidas, recepcionar novas necessidades ou simplesmente agradecer a preferência. O importante é ter a segurança e a confiança como base deste relacionamento.

Pegue o exemplo da Indumak. A qualidade dos produtos comercializados complementa-se com serviços de assistência técnica e a venda de peças de reposição e acessórios para os equipamentos. O cliente jamais pode ficar na mão e deve receber toda a atenção sempre que precisar.

Para ter um pós-venda eficiente, aproprie-se das dicas a seguir:

 

 

Invista na comunicação: utilize os recursos da tecnologia para mostrar o interesse da empresa em satisfazer o cliente. Dispare e-mails, WhatsApp e invista nas redes sociais para criar essa aproximação. E, é claro, contatos diretos como o telefone continuam sendo um excelente recurso de pós-venda.

Capacitação e treinamento: sua equipe deve estar preparada tecnicamente para atender o cliente, ser inserida nas estratégias de marketing da empresa e compreender a importância do relacionamento. Desta forma ela estará pronta para tomar decisões sozinha e resolver eventuais problemas.

Canais de atendimento: busque o feedback dos clientes para identificar possíveis falhas no processo criando canais de atendimento e formulários para comentários. A análise do nível de satisfação do cliente a respeito do produto, do atendimento e do recebimento é o próximo passo.

Agilidade na resposta: retornar os contatos dos clientes de forma rápida é outro ponto crucial. Toda demanda recebida exige uma resposta e uma ação. Mesmo se for uma crítica, é preciso apresentar argumentos e reforçar que toda manifestação é importante para ajudar a empresa a melhorar e a crescer.

Em suma, é fundamental que o cliente perceba o cuidado e a preocupação da empresa após a transação comercial. Ele vai se sentir valorizado com isso! Fazer um bom pós-venda é enxergar oportunidades junto de quem já é cliente, que pode comprar mais e levar adiante a imagem da marca a partir das experiências positivas que teve. Novos clientes certamente virão!

 

O Prati – Pronto Atendimento Técnico Indumak por ser acionado pelo 0800 702 0550 e também pelo nosso site. Já os canais do departamento de venda de peças são o e-mail [email protected] e o telefone 47 2106-0555.

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