Categoria: Empacotamento
Importância da temperatura do mordente para a selagem perfeita da embalagem
O perfeito fechamento da embalagem plástica flexível é essencial para a entrega de um produto com segurança, item extremamente importante para garantir qualidade e competitividade no mercado. E a selagem correta no processo de empacotamento passa pela temperatura do mordente, acessório utilizado para fazer o fechamento do pacote.
Dentro da máquina, é esse dispositivo que mantém a embalagem na posição correta para ser lacrada. Por isso o mordente pode ser personalizado, feito sob medida para a empresa, de modo a favorecer a produtividade e eficiência. Além de variados tamanhos, ele pode ser fabricado com materiais diversificados, em aço carbono e inox, por exemplo.
Tipos e formatos de mordentes
Na Indumak, as mordaças são feitas em metais de solda em aço carbono, com tratamento níquel cromo. Quanto ao formato, suas estrias podem ser aplicadas no sentido horizontal, vertical e em ângulo de 45 graus, conforme a necessidade. As facas são fixadas nos metais da solda horizontal, assim como as resistências, que podem ser do tipo solda lisa, utilizando resistência de níquel cromo 3mm, ou tubular, de 15 volts/500 watts.
A partir dos tipos e características de mordentes, é possível lacrar as embalagens de diferentes formas, com variações aplicadas ao conjunto metal de solda da empacotadora:
– Fechadas por solda impulso, com fita níquel cromo;
– Por barra quente com resistência tipo cartucho;
– Com sistema eurolock;
– Com inserção de facas;
– Com sistema datador;
– Solda estriada (horizontal, vertical ou diagonal).
Temperatura do mordente
A temperatura do mordente a ser aplicada no momento da selagem deve ser ajustada para cada caso. Ela está condicionada a uma série de variáveis, entre as quais a gramatura da embalagem, que deve ser considerada já que mudanças podem afetar a produtividade.
Em geral, filmes mais espessos podem requerer uma temperatura mais alta para evitar que a solda fique aberta. Já em filmes mais finos a temperatura deve ser menor para não acabar queimando a solda, ou seja, o fechamento da embalagem em si.
Aprenda aqui como avaliar e medir a gramatura da embalagem flexível.