tendência-da-indústria-alimentícia

Categoria: Gestão

21 de abril de 2020

Tendência da indústria alimentícia: o crescimento do mercado de congelados saudáveis

Ter uma alimentação saudável é um desejo cada vez mais comum entre os consumidores. No entanto, a falta de tempo da vida moderna por vezes dificulta seu acesso durante a rotina.

Por esse motivo, cada vez mais os congelados saudáveis têm ganhado espaço no mercado, se consolidando como uma forte tendência da indústria alimentícia.

Esse movimento vem acompanhado de uma grande oportunidade para as empresas do ramo se atualizarem e ampliarem seu mercado consumidor. A ordem do dia é investir em cardápios nutritivos, saborosos e práticos.

Com o aumento da popularidade de dietas vegetarianas, veganas, sem glúten e específicas para atletas, por exemplo, as empresas que investem nessa alimentação segmentada se deparam com um público altamente fidelizado.

Embora a demanda pelos alimentos congelados saudáveis seja alta, ainda há muita discriminação com esse tipo de produto. Por esse motivo, é necessário que as empresas busquem formas de transformar a percepção do público sobre esses alimentos.

Nessa hora, investir em criatividade e inovação no empacotamento dos produtos é fundamental. Nesse cenário, vamos te mostrar algumas boas práticas e dicas estratégicas que são ideais para o empacotamento de alimentos saudáveis congelados. Acompanhe!

 

Boas práticas no empacotamento de congelados saudáveis

 

Se reinventar no mercado alimentício como uma marca saudável também passa pela embalagem.

É ela que dá a cara ao produto e o vende para o consumidor nas prateleiras dos mercados. Com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso estar atento a todas as recomendações e necessidades para agradar a esse público.

Por isso, veja a seguir algumas práticas para serem seguidas na hora do empacotamento dessa nova tendência da indústria alimentícia!

 

Segurança alimentar

 

O primeiro passo para produzir produtos congelados que irão ganhar a confiança e preferência do consumidor é garantir a segurança alimentar. E a indústria de alimentos congelados possui os mais altos padrões de segurança.

Conforme sua necessidade, o maquinário utilizado na produção deve passar por intensos processos de limpeza e esterilização.

O maquinário deve ser fácil de limpar e não possuir ranhuras que permitam acúmulo de resíduos, e de preferência, necessitar o mínimo de desmontagem de peças para que a limpeza possa ser feita.

 

Tipo de embalagem ideal

 

Na hora de vender seu produto, o tipo de embalagem deve ser muito bem pensado. No caso dessa tendência da indústria alimentícia, é preciso que ela também atenda às necessidades e desejos desse público exigente.

Além de optar por embalagens chamativas, que revelem o conteúdo e protejam a comida de fatores externos, pensar em modelos ecológicos confere em algo mais atrativo no campo das refeições saudáveis.

Para além do material reciclável, embalagens biodegradáveis, compostáveis ou até reutilizáveis mostram a consciência ambiental de sua empresa.

Contudo, é preciso de atenção às especificidades da comida congelada, ainda por cima a saudável.

É preciso pensar se ela é capaz de suportar todos os processos pelos quais passará, tais como:

– Selagem;

– Congelamento;

– Estocagem;

– Transporte;

– Cozimento.

Logo, oferecer um produto saudável e prático, requer considerar todo o trajeto dele, desde a produção até o consumo.

 

Tecnologia de selagem e vedação

 

De nada adianta ter um produto saudável e com uma embalagem de qualidade se a tecnologia de selagem e vedação empregada não for a ideal. No caso das comidas congeladas, a empresa deve se atentar para que o processo de vedação não interfira na qualidade do alimento, em especial sua temperatura.

Nesse sentido, não é aconselhável utilizar selagem por calor direto ou constante, pela possibilidade de haver flutuações na temperatura do conteúdo da embalagem.

Aqui o ideal é buscar uma empacotadora vertical, com sistema de soldas por pulsos, que aquece a área de solda através de impulsos elétricos momentâneos, atingindo altas temperaturas rapidamente. Através desse sistema não é necessário que o mordente fique tanto tempo em contato com a embalagem, e a transmissão de calor entre os dois é menor, evitando, inclusive dissipação e desperdício de calor.

Além de maior rapidez, esse sistema também permite maior precisão quanto ao local de fusão, assim como a temperatura a ser atingida para cada tipo diferente de material de embalagem.

 

tendência-da-indústria-alimentícia-2

 

Conservação

 

Ao otimizar o processo de embalagem com o sistema VFFS, os fabricantes podem aumentar ainda mais a produtividade e também a vida útil do produto.

Logo, é imprescindível aconselhar os fornecedores para preservar os congelados saudáveis em locais adequados à sua temperatura e conservação. Dessa forma, junto às outras dicas, os produtos irão estar seguros e atraentes, se destacando entre os concorrentes.

Estar por dentro das principais tendências da indústria alimentícia é fundamental para se manter relevante e competitivo no mercado. Buscar se atualizar com as demandas e desejos dos consumidores se mostra cada vez mais necessário para não perder espaço e aumentar a base consumidora da marca.

 

 

O mercado dos congelados saudáveis é uma tendência que veio para ficar, aliado ao estilo de vida saudável, que se populariza a cada dia.

Quer entender mais sobre o mercado alimentício, suas tendências e novidades no empacotamento de produtos? Então continue acessando nosso blog!

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin