teste-de-embalagem

Categoria: Empacotamento

20 de outubro de 2018

Os tipos de teste de embalagem e sua importância para reduzir desperdícios

O teste de embalagem de um produto é uma excelente ferramenta de análise qualitativa, assegurando que ele possa cumprir sua principal função de forma eficiente e também contribuir para evitar desperdícios. Diferentes testes podem ser feitos para aferir a qualidade da embalagem, a partir de modelos existentes ou soluções criadas na própria empresa.

Uma das principais vantagens é a economia proveniente com a devolução de mercadorias danificadas pelos clientes ou na cadeia logística. Isso porque uma embalagem com o material apropriado e as dimensões corretas garantem um maior nível de proteção durante a logística, ou seja, na movimentação, estocagem e distribuição do produto.

Já falamos aqui no blog sobre o quão importante são os cuidados para garantir a integridade do produto, algo que tem impacto direto na percepção do cliente e, portanto, na sua decisão de compra.

Outro benefício ligado a custos é durante o processo de empacotamento, em que o uso da melhor solução reduz as perdas e torna esta etapa mais eficiente. O desempenho do equipamento está diretamente ligado à qualidade da embalagem. Quanto melhor ele for, melhor a máquina vai funcionar, com velocidade e regularidade.

Assim, o teste de embalagem é fundamental para que se possa de fato medir, ensaiar e examinar seu material antes de colocar o produto embalado no mercado. Inclusive ele contribui para avaliar se a matéria-prima que está sendo usada é a mais indicada para o seu produto, ou se há excesso ou falta de elementos protetivos, que poderão então ser ajustados.

 

Testes mais aprofundados em embalagens

 

Em embalagens também são realizados testes mecânicos e físicos, segundo normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Conheça os principais!

 

Resistência ao impacto

 

Este teste avalia o comportamento da embalagem em casos de vibração e choque, que podem afetar os produtos mesmo quando eles estão embalados. Ele é importante para definição de empilhamento máximo para o bom comportamento da embalagem frente às condições.

 

Resistência ao impacto por queda livre (drop test)

 

Neste teste, a embalagem é arremessada ao chão, a partir de uma plataforma elevada em altura pré-determinada, para medir o grau de danos provocados.

 

Temperatura de armazenamento

 

As embalagens são armazenadas por determinado período a diferentes temperaturas, de baixas a altas, atacando diferentes condições de armazenamento e períodos de tempo. No caso de alimentos, pode-se simular também o aquecimento e descongelamento no microondas, entre outras condições de uso cotidiano.

 

Resistência à compressão dinâmica

 

Após terem sido armazenadas em diferentes condições, as embalagens são submetidas ao ensaio de resistência à compressão dinâmica, com a utilização de chapas ou equipamentos específicos para simular movimentos de força. Por exemplo, no transporte de mercadorias em diferentes modais e na colocação e remoção de itens nos contêineres.

Este teste ajuda a evitar avarias em produtos que passam por muita pressão nos processos de embalagem e desembalagem, além de contribuir para especificar o empilhamento máximo.

 

O que é importante avaliar em pacote pronto?

 

Centralização de estampa

Verificar o alinhamento das estampas, que precisam estar centralizadas tanto vertical quanto horizontalmente.

 

Qualidade das soldas

Conferir as soldas horizontais e verticais do pacote para certificar se houve total aderência e ausência de pregas.

 

Impressão ou estampa de lote e validade

Assegurar que todas as informações como lote e validade estão legíveis, conforme preconiza a legislação.

 

Peso e quantidade

Certificar se o peso do produto corresponde ao informado na embalagem e fazer possíveis ajustes.

 

Através do teste de embalagem é possível chegar a melhor solução para acondicionar o seu produto, diminuindo perdas e prejuízo em todas as etapas e, assim, ampliar a rentabilidade de sua empresa, além de deixar seu cliente muito mais satisfeito.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin