gramatura-da-embalagem

Categoria: Empacotamento

9 de julho de 2018

Como avaliar e medir a gramatura da embalagem flexível

Medir e avaliar a gramatura da embalagem flexível é fator estratégico em tempos de redução de custos e de alta competitividade. Ao obter estas informações, é possível escolher com mais propriedade o material para a embalagem, ou seja, o que vai garantir o melhor rendimento e atender plenamente as necessidades do seu produto.

Assim, por exemplo, ele poderá ter maior resistência mecânica e barreira a gases se a gramatura do material for maior. Ao inverso, se o produto não demandar tanta resistência, menor será o custo da embalagem e maior o rendimento da bobina. Em resumo, conhecer a fundo o filme empregado permite alinhar produtividade com maior segurança para o processo.

Identificar a gramatura da embalagem também ajuda a avaliar o rendimento das bobinas e o desempenho do material no processo de embalamento. Afinal, a qualidade da embalagem tem impacto direto sobre a performance do equipamento.

Gramatura em diferentes filmes

A dificuldade de operação é um dos atributos que mais afeta essa análise. Além do rendimento, para avaliar a gramatura mais adequada para a embalagem flexível é importante considerar a alteração das propriedades estruturais durante o processo. Ela pode ser determinada tanto em filmes monocamada quanto multicamada.

Neste caso, é necessário fazer a separação dos componentes para ter os valores individuais.

Mas atenção! É preciso ter cuidado ao transformar a espessura final de um filme laminado em gramas, já que são usados polímeros de famílias diferentes com diferentes densidades.

Densidades de referência por material

ALUMÍNIO = 2,7 g/cm³

BOPP = 0,910

PET= 1,395

PE = 0,922

PP = 0,905

BOPP Perolado = 0,700

Cálculo de gramatura de filme

A gramatura corresponde ao peso da embalagem em uma área expressa em g/m². Ela representa o peso em 1 m2 de filme. Já a gramatura linear expressa o peso de 1 metro de comprimento de filme, independentemente da sua largura. São duas fórmulas básicas para calcular a gramatura do filme, uma normal e outra linear:

Gramatura (m linear) = [espessura (mm) x larg. (cm) x densidade (g/cm3)] / 100

Gramatura (m2) = [espessura (mm) x densidade (g/cm3)]

De forma prática, compare este exemplo de cálculo considerando um filme extrusado com 80 cm de largura e 40 mícrons de espessura:

Gramatura linear = (40*80*0,925)/100 = 29,6 g/m linear

Gramatura (m2) = 40 * 0,925 = 37 g/m2

 

Sobre a espessura  

Medida em micras, a espessura é definida como a distância perpendicular entre duas superfícies de um material. Normalmente um micrômetro é usado para determinar a espessura como orientação, pois ele não é preciso nos resultados, por conta de variações pontuais nos filmes – microndulações, planicidade do adesivo e gel.

A avaliação da gramatura afeta a segurança tanto das embalagens flexíveis quanto dos produtos. Ela auxilia na escolha do material mais indicado, contribuindo para a redução de custos e um processo produtivo mais eficiente, além de facilitar as operações logísticas e, evidentemente, a entrega de um produto de qualidade ao consumidor.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin