Categoria: Gestão
Índice OEE: como medir a eficiência dos equipamentos na indústria
Você sabe se os equipamentos utilizados na sua empresa são eficientes e em que medida? Ter na ponta do lápis os dados de desempenho da linha de produção é fundamental para atingir melhores níveis de produtividade. Uma das métricas utilizadas com esta finalidade é o índice OEE, Overall Equipment Effectivences, ou Eficiência Global do Equipamento.
Esse índice foi desenvolvido pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) como referência para avaliar se uma máquina está funcionando perfeitamente ou necessita de algum tipo de manutenção para retomar sua performance original. Além de medir um único equipamento, o OEE pode ser empregado para avaliar uma linha de produção ou mesmo uma planta fabril inteira.
Mas como calcular o OEE?
Matematicamente, a Eficiência Global do Equipamento é calculada a partir da multiplicação de três índices percentuais: disponibilidade, desempenho e qualidade.
Disponibilidade
Corresponde ao tempo de utilização do equipamento propriamente, isto é, o período em que está realizando alguma atividade planejada como produção, setup ou manutenção preditiva. A disponibilidade também leva em consideração as paradas não planejadas no processo produtivo, como manutenção corretiva ou em casos de falta de mão de obra, matéria-prima, ordem de produção e energia elétrica.
A disponibilidade é calculada dividindo-se o tempo de produção pela soma entre tempo de produção e paradas não planejadas. Outra forma de cálculo é feita pela equação entre a capacidade utilizada e a capacidade disponível, que via de regra equivale a 85% da carga horária praticada pela empresa.
Desempenho
É a performance do equipamento, o quanto a máquina produz. Por exemplo, no caso de uma empacotadora com capacidade de embalar 70 unidades por minuto, seu desempenho será de 100% se a máquina atingir esta quantidade. Assim, o percentual vai decrescendo na medida em que a produção for menor.
O desempenho deve considerar a perda da velocidade no processo produtivo e pode ser calculado dividindo o tempo produtivo ideal pelo tempo produtivo real.
Qualidade
Equivale a relação entre o tempo produtivo total e o tempo investido em peças com defeito. A medição do chamado refugo pode ser feita através de análise de amostragem por lote ou em testes de produto na própria linha.
Assim, calculados cada a disponibilidade, desempenho e qualidade, basta multiplicar os percentuais obtidos em cada um dos itens para chegar ao OEE. Como referência, a JIPM definiu os seguintes valores mínimos para uma empresa world class:
Disponibilidade acima de 90%
Desempenho de no mínimo 95%
Qualidade acima de 99%
São índices que exigem uma gestão muito apurada para cada equipamento, linha célula, operadores e equipe de manutenção. E, para atingi-los, o primeiro passo é medir a eficiência da sua empresa através do OEE, o que permitirá ter um diagnóstico preciso da estrutura fabril e sua capacidade produtiva.
Assim, poderá fazer os devidos ajustes para diminuir perdas, aumentar a velocidade e extrair a melhor performance dos seus equipamentos, garantindo mais competitividade e rentabilidade para o seu negócio.