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Categoria: Gestão

20 de setembro de 2018

Design thinking: uma nova forma de resolver problemas e inovar nos negócios

Quando uma grande empresa aprimora um produto, inovando sua embalagem, por exemplo, é bastante provável que a novidade tenha passado por um processo conhecido como design thinking. Adotado pela indústria recentemente, ele pode ser aplicado nos mais variados nichos: do design em si à educação, passando por setores empresariais como gestão, administração e produção.

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O método é uma forma de explorar ideias e procurar a melhor solução para necessidades e problemas que precisam ser resolvidos com economia de recursos e redução de falhas. Isso porque, ao aplicar o processo de design thinking, a empresa realiza diversos testes, descartando erros de forma rápida e menos custosa – quando uma ação é planejada por meses de forma tradicional e não dá certo ao ser aplicada, o prejuízo costuma ser muito maior.

Como aplicar o design thinking na sua empresa

 

Para que a metodologia do design thinking seja colocada em prática, é preciso colaboração entre as equipes envolvidas e liberdade para sugestões, que serão filtradas durante o processo, de acordo com a viabilidade da ideia. Por isso, é importante seguir as etapas da técnica. Preparamos um exemplo prático, com um personagem fictício, para esclarecer cada uma das cinco fases:

 

  1. Compreender

Nesta etapa, é preciso ouvir funcionários, consumidores e parceiros do seu negócio para identificar uma possível demanda, seja para criação, inovação ou resolução de problemas. No nosso exemplo, temos Francisco, que atua no setor alimentício embalando arroz. Através de uma ouvidoria interna, com seus colaboradores, ele percebeu a necessidade de criar uma nova embalagem.

 

  1. Definir

Neste momento, é preciso definir de forma clara qual é o ponto a ser trabalhado, para que não haja confusões ou desvio de finalidade do processo. No caso de Francisco, houve a definição de que seria preciso criar uma nova embalagem para uma linha exclusiva de seus produtos.

 

  1. Sugerir

Essa é a hora em que o fluxo de ideias e sugestões é liberado. Na empresa de Francisco, um encontro entre sua equipe de colaboradores resultou em diversas opções a serem avaliadas para posterior aplicação. Entre elas, a de uma embalagem com fechamento e abertura.

 

  1. Testar

Depois de escolher uma ou mais ideias que são viáveis (através de métricas, orçamentos, opiniões e pesquisa), é hora de produzir protótipos e testes. A equipe de Francisco consultou fornecedores e colaboradores para que houvesse o envio de materiais para a produção de embalagens-teste.

 

  1. Aplicar

A embalagem com opção de abertura e fechamento passou pelo controle de qualidade da equipe da empresa e foi adotada de maneira experimental. Depois de obter um feedback positivo dos consumidores, ela foi adotada definitivamente. Caso o resultado fosse negativo, seria preciso retornar para os passos 3 e 4 até a obtenção de um modelo que fosse satisfatório.

 

Aplicando o design thinking, Francisco conseguiu identificar uma demanda em sua empresa e trabalhar sua resolução de forma organizada, metódica e eficiente. O personagem é fictício, mas a adoção do método por gestores está em franca expansão – em 2014, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que o feito do design thinking teve altos índices de aprovação: cerca de 80% dos entrevistados relataram soluções mais rápidas e criativas depois de implementá-lo, e 70% perceberam melhoras nos resultados financeiros. Uma nova forma de produzir mais e melhor.

 

 

 

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