Categoria: Gestão
Embalagens sustentáveis: prepare sua marca para atender esse requisito
Com a discussão sobre o impacto ambiental dos produtos que usamos e consumimos cada vez mais presente no dia a dia, as marcas que desejam se manter competitivas precisam adotar atitudes eco-friendly. Nesse sentido, buscar alternativas de embalagens sustentáveis se torna imperativo.
Os consumidores estão mais atentos quanto ao destino dos produtos e, principalmente, das embalagens que consomem. A demanda crescente por uma embalagem sustentável, que aumenta a reciclabilidade e as possibilidades de reuso do material, pressiona as empresas a buscarem meios não só viáveis em termos de produção, como de descarte adequado.
É fundamental que as marcas conheçam as necessidades do consumidor atual para mudar sua operação de empacotamento. O plástico, fundamental para a produção de embalagens, tem geralmente sua fórmula alterada e seu uso repensado para esse novo momento.
Contudo, por conta da proteção e segurança dos produtos, é preciso ter cuidado na hora de optar pela troca de matéria-prima para as embalagens. Conhecer a fundo todas as opções e entender o que se adequa melhor à cadeia produtiva e à demanda dos consumidores é a chave para que os negócios atendam a esse requisito com sucesso.
Embalagens sustentáveis e a expectativa do consumidor
Ao mesmo tempo em que a praticidade e a garantia de qualidade da embalagem plástica trazem uma vantagem para a marca, a percepção pública do plástico mudou muito. Por ser o grande vilão da questão do lixo no mundo, o seu uso em larga escala para empacotamento acaba sendo visto com maus olhos pelos consumidores.
É nessa hora que atitudes como se comprometer com metas de sustentabilidade ajuda as marcas a se manterem fortes no mercado. Por exemplo, investir em embalagens 100% recicláveis ou em alternativas sustentáveis são caminhos que não só ajudam o meio ambiente, mas vão de encontro com as expectativas do consumidor.
Entretanto, é preciso muito estudo para entender até que ponto – e onde é possível – fazer essa mudança no empacotamento. Isso porque adotar embalagens sustentáveis é importante, porém encontrar um equilíbrio entre possibilidade produtiva e satisfação dos clientes é essencial.
Experiência de consumo: alternativas sustentáveis
Grande parte das marcas se preocupam com a experiência de consumo na hora de adotar embalagens sustentáveis. A boa notícia é que sustentabilidade e uma boa experiência de consumo não se excluem. Optar por designs inovadores é o caminho para unir redução de pegada ambiental a novas e satisfatórias experiências para o consumidor.
Um bom exemplo de como repensar seus produtos é a tampa de garrafas d’água. Tampas comuns são facilmente perdidas pelo consumidor, gerando um descarte, muitas vezes, incorreto. Inovar com designs de tampas que ficam presas à garrafa, com sistema de abertura diferente, é uma forma de reduzir o uso do plástico e garantir descarte adequado.
Ainda é possível ir além, buscando novas tendências de materiais pouco usuais para o empacotamento sustentável. As embalagens feitas a partir de papel reciclado, por exemplo, estendem o seu tempo de uso. Outras possibilidades são embalagens feitas de cogumelos e de fécula de mandioca, que são biodegradáveis e compostáveis.
Uma grande aliada das marcas no campo sustentável é a embalagem feita de PLA, ou plástico de poliácido lático. O PLA é constituído do ácido lático produzido por bactérias, tornando-o biodegradável, biocompatível e bioabsorvível; ou seja, causando quase nenhum impacto, se descartado corretamente.
Implementar embalagens sustentáveis é uma atitude fundamental. Mas note que, antes de realizar qualquer mudança, é preciso realizar estudos para saber se o tipo de embalagem escolhida se adequa ao produto. Além disso, é necessário pensar em como o consumidor irá interagir com ela, e como será a sua experiência ao usá-la.
Se prepare para o futuro!
Com o consumidor cada vez mais preocupado com o impacto ambiental, a tendência é que aumente a pressão para que governos adotem políticas que visem essa redução. Por isso, é preciso estar atento e se preparar para uma linha produtiva mais sustentável.
Mas, não se preocupe! Com pesquisa e inovação, é possível encontrar as soluções certas e aliar sustentabilidade nas embalagens à qualidade na experiência do consumidor. Assim, as marcas se adequam a possíveis legislações futuras, contribuindo para um futuro melhor.
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