Categoria: Gestão
Representantes debatem mercado e tendências na América Latina
Representantes de toda a América Latina participaram da III Semana Internacional Indumak, nos dias 12 a 16 de fevereiro, em Jaraguá do Sul, na sede da Fiesc. Com o mote Innovation is going through (Inovar é ir além), a convenção debateu as tendências do mercado, inovações e perspectivas da Indumak para este e os próximos anos, alinhando realidades e expectativas do time de vendas no Brasil e países latinos.
Para o presidente da Indumak e membro do Conselho Administrativo, Célio Bayer, o relacionamento foi o ponto alto do evento. As experiências bem-sucedidas, segundo ele, servem como motivação entre os representantes para que sejam aplicadas em seus locais de atuação. E, da mesma forma, contribuem sobremaneira para a Indumak.
“Com estes relacionamentos você cada vez mais vai em busca de resultados. E as ferramentas aqui hoje trazidas através das informações, dos nossos representantes, das suas culturas regionais, das suas realidades, das necessidades de suas regiões, certamente serão grande fomento para que a gente possa continuar desenvolvendo cada vez mais equipamentos com qualidade, segurança, dentro das normas, para cada país”, avalia.
Em sua terceira edição, o evento contou com a presença de parceiros de longa data, caso da Pró-Terra, do Paraguai, que representa a Indumak há 25 anos. “Como toda empresa, passamos por problemas, mas nunca desistimos e tiramos lições e aprendizados e hoje levantamos o troféu junto com a Indumak, muito bem colocada no setor em que atuamos, o arroz”, comenta Frederico dos Santos.
Com uma relação comercial também duradoura, o Grupo Emasal, de El Salvador, atende seis países da América Central, de Guatemala ao Panamá, oferecendo produtos Indumak há mais de 15 anos. De sua experiência compartilhada na convenção, o representante Ricardo Guillén destaca a importância de um trabalho consistente e um relacionamento pós-venda. “É muito interessante para compartilhar e conhecer o que acontece em outros mercados e dessa maneira aprender e aplicar em nosso país”.
Outra participante do evento foi a peruana TFM Antalis. A empresa completou 50 anos em 2017, muito próxima a Indumak, com 55 anos, e é líder no mercado de codificação, oferecendo a tecnologia Indumak para empacotamento. “Estamos muito contentes com essa parceria, que tem três anos, e com o mercado em crescimento”, afirma Fábio Eichholz, destacando também a organização do evento. “Reunir todos nós que somos representantes para esta experiência é fabuloso porque nos traz as experiências de cada país e gera mais conhecimento”.
Da colombinana Tecnoembalaje SAS, Álvaro Piedrahita elogiou a proposta do evento, de socializar experiências entre os representantes, como havia sugerido. “Conhecer novos mecanismos foi bastante interessante”, avalia o parceiro da Indumak há 14 anos. Mesma avaliação foi feita por Camilo González, da 4 Eme Chile, com relações comerciais há 9 anos. “É uma experiência fabulosa, porque reúne com toda a equipe da Indumak, com quem normalmente tratamos por e-mail, e uma apresentação muito detalhada das máquinas e de todos os equipamentos que comercializamos”.
No mercado da Argentina a Indumak também está presente, contando com a representação da MDG Conosur, que abastece igualmente o mercado do Uruguai. O representante Martín Dechiara elogia a iniciativa do evento, sobretudo pelo nível das apresentações. “É muito interessante a evolução da Indumak, porque marca uma tendência de mercado de congregar conhecimentos já existentes em outros países de representantes de muitos anos com as novas gerações”.
O representante da Boltec Maquinaria Industrial, Ramon Cuellar, está muito satisfeito com a parceria iniciada em 2013, a partir de contatos que tinha com a Indumak desde 2002. “Foi ótimo poder apresentar a empresa, tenho orgulho de falar dela aqui no Brasil, e poder ajudar os demais representantes com ideias a partir de nossa experiência”, comemora o boliviano.
Com a relação mais recente entre os participantes está a Induservi Cia Ltda, do Equador, que vende os equipamentos Indumak há dois anos. Para a representante Catalina Huidobro, essa parceria só tem a crescer, com ganhos para todos.
Conforme Peterson Carlie Souza, do Departamento de Exportação da Indumak, a proposta do evento foi realmente ir além de uma convenção de vendas tradicional. “Estamos de olho na Industria 4.0 (A Internet das coisas), onde os sistemas se comunicam e cooperam entre si e com pessoas em tempo real. Somos uma empresa de tecnologia em máquinas e paralelo ao trabalho de conectar as máquinas buscamos conectar as pessoas da nossa rede de aliados”, explica.
A III Semana Internacional Indumak contou com uma programação extensa, incluindo visita ao parque fabril da empresa, reuniões com a diretoria, palestras da equipe de engenharia, diretoria comercial, marketing, além das apresentações pelos representantes. E teve até momento para a ginástica laboral!