Categoria: Empacotamento
As 5 funções básicas das embalagens que impactam no seu negócio
As embalagens são tão importantes para o consumidor quanto para a indústria de bens de consumo e para o varejo.
Por isso, compreender todos os seus aspectos é fundamental para uma decisão mais acertada na hora de optar por modelo e formato considerando o segmento e o público.
Com a pandemia do coronavírus, as embalagens e seu fator de proteção contra a contaminação foram ainda mais valorizados. As iniciativas para combater a disseminação do vírus fizeram surgir novas propostas de materiais para embalagens com tecnologias antivirais, fortalecendo a segurança que um produto bem embalado pode oferecer em crises sanitárias.
É sobre essas funcionalidades que falaremos a seguir. Conheça as 5 funções básicas das embalagens e extraia todas as vantagens que elas podem proporcionar ao seu negócio e aos clientes.
Funções básicas das embalagens
1. Conter / Proteger
É a primeira função da embalagem e que justifica seu surgimento. Está ligada ao transporte, a proteção do produto, tanto em ambiente interno quanto externo.
Ao envolver a mercadoria, a embalagem é essencial para garantir a sua integridade, fazendo com que o conteúdo chegue ao destino intacto e preservado para o consumo.
Especialmente no caso de itens mais frágeis, como alimentos, ela é fator determinante sobre o shelf life.
2. Comunicar
Dentro desta função, estão incluídas três subfunções: identificar, informar e atrair.
A primeira serve para que o consumidor prontamente possa saber de que produto se trata.
A segunda é disponibilizar de maneira fácil as informações essenciais, obrigatórias ou não, como data de fabricação, validade, identificação do lote, lista ingredientes e dados nutricionais.
Já a terceira subfunção é a capacidade de atrair, de despertar a atenção para o produto e assim influenciar a decisão de compra.
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3. Ser econômica
A embalagem participa da composição do custo do produto, e o desafio cotidiano é justamente melhorar a sua utilização.
Opte por modelos que ofereçam melhor rendimento, como os pacotes flexíveis, e que posteriormente possam ser reciclados, contribuindo para um ciclo sustentável com a reutilização de materiais.
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4. Praticidade
É uma tendência de mercado que só cresce por conta da rotina dos usuários que precisam de embalagens práticas para levar e consumir o produto em qualquer tempo e local.
O formato escolhido também interfere nas etapas de estocagem e manuseio.
5. Transporte e distribuição
A embalagem é fundamental nos processos logísticos de qualquer setor da economia ao otimizar a ocupação de espaço e facilitar o manuseio nas etapas de transporte, armazenagem e distribuição.
O resultado são ganhos econômicos e ambientais: distribuir mais produtos em uma mesma viagem, reduzir as perdas e diminuir a quantidade de CO² liberado na atmosfera pela queima de combustível.
A criatividade no mercado de bens de consumo é essencial, e a embalagem é o primeiro ponto de contato entre a marca e o consumidor. Por isso, ela deve ser escolhida e desenvolvida pensando no seu público e no seu segmento para destacar o seu produto no ponto de venda por meio de um belo design.
Essa decisão também impacta diretamente nos custos produtivos e em toda a cadeia logística, podendo contribuir para otimizar processos e trazer mais lucratividade para a sua empresa.
Sendo assim, as funções da embalagem vão muito além de somente proteger ou conter um produto. Uma embalagem bem desenvolvida pode gerar mais economia e favorecer as vendas.