Categoria: Empacotamento
Embalagem on the go: praticidade em dose única
Há tempos que a mesa deixou de ser o único local para a hora da refeição. Cada vez mais, os lanches são feitos em qualquer lugar e muitos deles em movimento: no carro, na calçada, na mesa do escritório. Esses novos hábitos do consumidor direcionam a indústria alimentícia a investir em novas e modernas soluções de acondicionamento, como a chamada embalagem on the go.
Essa não é propriamente uma novidade no mercado. Ela aparece há cerca de três anos, feita sob medida para produtos consumidos nos deslocamentos – por isso on the go. O fato é que para atender a esse público, sem idade nem perfil definidos, as empresas têm investido em tecnologias e processos para aprimorar o desenvolvimento de embalagens para consumo rápido.
Modelos preferidos
Por isso, o tamanho do pacote é decisivo e estratégico. Despontam as embalagens mini, em formato pocket ou do tipo stand-up pouch, que além da praticidade de ficarem “de pé”, também podem receber fecho zip ou abre fácil, facilitando o uso e conservando melhor o produto. As porções individuais crescem na preferência, assim como alimentos de fácil preparação, muitas vezes dentro da própria embalagem.
E não são apenas os snacks que se apresentam em saquinhos. As empresas estão oferecendo também opções mais saudáveis para comer em qualquer lugar, atraindo assim quem procura equilibrar a vida agitada com uma refeição de melhor qualidade. A reutilização da embalagem é outro ponto avaliado pelo consumidor na hora de escolher um produto.
Tendências até 2020
Segundo a Brasil Pack Trends, a partir de pesquisa realizada pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), as principais macrotendências de embalagens até 2020 são:
– estética e identidade
– conveniência e praticidade
– qualidade e novas tecnologias
– segurança
– sustentabilidade e ética
Embalagens flexíveis
Atendendo a estes critérios, as embalagens flexíveis caíram na preferência do consumidor e vêm ampliando sua participação como solução de acondicionamento no mercado alimentício. Além de atrativas no ponto de venda e práticas para consumir, os pacotes flexíveis têm vantagens para toda a cadeia produtiva.
Eles podem ser fabricados em diferentes tamanhos e formatos, conforme necessidade, com facilidades para o processo de empacotamento: emprega menos material, reduz o desperdício, e promove a economia em toda a cadeia logística, do estoque ao transporte. De olho nestas vantagens e nas preferências do público, as empresas têm a oportunidade de fortalecer sua marca e ampliar mercado com soluções como a embalagem on the go.