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Categoria: Empacotamento

13 de dezembro de 2018

Embalagem on the go: praticidade em dose única

Há tempos que a mesa deixou de ser o único local para a hora da refeição. Cada vez mais, os lanches são feitos em qualquer lugar e muitos deles em movimento: no carro, na calçada, na mesa do escritório. Esses novos hábitos do consumidor direcionam a indústria alimentícia a investir em novas e modernas soluções de acondicionamento, como a chamada embalagem on the go.

 

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Essa não é propriamente uma novidade no mercado. Ela aparece há cerca de três anos, feita sob medida para produtos consumidos nos deslocamentos – por isso on the go. O fato é que para atender a esse público, sem idade nem perfil definidos, as empresas têm investido em tecnologias e processos para aprimorar o desenvolvimento de embalagens para consumo rápido.

 

Modelos preferidos

 

Por isso, o tamanho do pacote é decisivo e estratégico. Despontam as embalagens mini, em formato pocket ou do tipo stand-up pouch, que além da praticidade de ficarem “de pé”, também podem receber fecho zip ou abre fácil, facilitando o uso e conservando melhor o produto. As porções individuais crescem na preferência, assim como alimentos de fácil preparação, muitas vezes dentro da própria embalagem.

 

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E não são apenas os snacks que se apresentam em saquinhos. As empresas estão oferecendo também opções mais saudáveis para comer em qualquer lugar, atraindo assim quem procura equilibrar a vida agitada com uma refeição de melhor qualidade. A reutilização da embalagem é outro ponto avaliado pelo consumidor na hora de escolher um produto.

 

Tendências até 2020

 

Segundo a Brasil Pack Trends, a partir de pesquisa realizada pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), as principais macrotendências de embalagens até 2020 são:

– estética e identidade

– conveniência e praticidade

– qualidade e novas tecnologias

– segurança

– sustentabilidade e ética

 

Embalagens flexíveis

 

Atendendo a estes critérios, as embalagens flexíveis caíram na preferência do consumidor e vêm ampliando sua participação como solução de acondicionamento no mercado alimentício. Além de atrativas no ponto de venda e práticas para consumir, os pacotes flexíveis têm vantagens para toda a cadeia produtiva.

Eles podem ser fabricados em diferentes tamanhos e formatos, conforme necessidade, com facilidades para o processo de empacotamento: emprega menos material, reduz o desperdício, e promove a economia em toda a cadeia logística, do estoque ao transporte. De olho nestas vantagens e nas preferências do público, as empresas têm a oportunidade de fortalecer sua marca e ampliar mercado com soluções como a embalagem on the go.

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