Categoria: Empacotamento
Embalagens individuais: a tendência que você precisa conhecer e considerar
Mais que a necessária busca pela inovação, no contexto de mercado, as embalagens individuais seguem uma tendência crescente. Afinal, estamos diante de um novo padrão de comportamento, com o aumento das pessoas que vivem sozinhas e querem evitar o desperdício, imbuídas de propósitos sustentáveis.
Na última década, a participação dos domicílios ocupados por apenas um morador no Brasil evoluiu de 10,4% para 14,6%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São os chamados “arranjos unipessoais”, que estão relacionados ao encolhimento das famílias, um fenômeno mais amplo. Nesse mesmo período, a taxa de fecundidade caiu quase 20%, de 2,09 para 1,72 filhos por mulher.
Você pode imaginar que a nova relação com o consumo esteja mais ligada aos jovens. O fato é que essa tendência não tem público específico. Ela tem mais a ver com o estilo de vida, com a realidade familiar, e muito menos com a idade. São pessoas que, de modo geral, buscam praticidade e funcionalidade.
Onde entram as embalagens individuais
Por isso, as embalagens individuais são assertivas ao permitir que o alimento seja carregado para qualquer lugar, uma excelente oportunidade de estar presente em todos os momentos na vida dos consumidores. O formato pocket, muito prático, é ideal para levar na lancheira, na mochila ou para um lanche no meio do dia e confirma a conveniência, praticidade e atratividade ao produto.
Por exemplo, ao utilizar o modelo stand-up pouch ou zip fácil (abre e fecha), o consumidor tem a praticidade e conveniência de poder guardar uma das unidades para consumir em outro momento, sem danificar o produto.
Outras razões, como a sustentabilidade, também motivam a busca pelos tamanhos mini. Embalagens individuais, assim como as de formato maior, de fonte renovável, que permitem a reutilização e reciclagem, seguem como a preferência entre uma parcela crescente do shopper (comprador).
A importância do design
E se por um lado os padrões de comportamento ditam as regras para a indústria, que cada vez mais se orienta pelo consumidor para inovar e se manter competitivo, por outro lado o público é influenciado pelo que vê nas gôndolas. Cores, o layout, o formato da embalagem e a maneira como são expostos são fatores que motivam a compra de um produto.
As compras por impulso são maiores em itens que demandam baixo planejamento de compra, como biscoitos. Já em categorias consideradas de alto planejamento, como sabão para roupas e carnes, o público tem de a ser cativo, delimitando sua preferência por marcas e mais sensível a alterações de preço.
Seja qual for o perfil atendido por sua empresa, o importante é delimitar seu público e conhecer suas reais necessidades, seja jovem, idoso, vegano ou carnívoro. E, aí, explorar e inovar no design e formato da embalagem, investir em tendências como as embalagens individuais, e colher os resultados para o seu negócio, entregando o que o consumidor deseja.