Categoria: Empacotamento
Embalagens para alimentos congelados: propostas atrativas para o consumidor
As embalagens para alimentos congelados precisam acompanhar a velocidade com que o segmento vem crescendo. Surgem novas possibilidades para este mercado, por conta da demanda crescente por refeições prontas e semiprontas, alimentos de fácil preparo e embalagens de fácil manuseio e descarte.
O aumento no consumo de alimentos congelados no Brasil é visível. Basta chegar ao supermercado e perceber que a quantidade de freezers está cada vez maior. Hoje, 61% dos brasileiros* afirmam comprar produtos congelados. Essa escolha tem relação direta com o novo perfil de compra do consumidor e com os critérios de conveniência e praticidade.
É fácil de entender como tudo isso se relaciona. Com uma rotina agitada, jornadas de trabalho extensas e responsabilidades com casa e filhos, as pessoas têm cada vez menos tempo para preparar suas refeições. O aumento das mulheres no mercado de trabalho e de pessoas que moram sozinhas vem se somar aos fatores e justificar o crescimento por esta opção.
Assim, a solução é consumir alimentos que requerem menos tempo e dificuldade para preparo. Por outro lado, o consumidor tem procurado alimentos mais saudáveis e elaborados, de alto valor nutricional, abrindo espaço para o crescimento de congelados das linhas premium e super premium.
Alimentos orgânicos, antes encontrados apenas in natura, agora também são frequentes nos setores de congelados. Também fazem parte desta tendência os produtos funcionais, com características voltadas ao desempenho físico e mental, à saúde cardiovascular, gastrointestinal, para melhorar o estado de ânimo e para relaxar.
Quais propostas atrativas para o consumidor que valem a pena investir?
– Pratos prontos e semiprontos;
– Alimentos de fácil preparo;
– Embalagens de fácil abertura, fechamento e descarte;
– Produtos para forno e micro-ondas;
– Kits para preparo de refeições;
– Produtos que eliminam a necessidade de utensílios para preparo.
Outro produto que atende à tendência de conveniência e praticidade são os snacks, que saciam a fome nos intervalos das refeições, servem como lanches e podem ser levados para comer em outros lugares.
Quais são as principais necessidades?
– Produtos em pequenas porções;
– Produtos embalados para consumo individual (monodoses);
– Produtos adequados para comer em trânsito ou enquanto trabalha;
– Produtos on-the-go;
– Produtos adequados para consumo em diferentes lugares e situações;
– Produtos que eliminam a necessidade de utensílios para consumo;
Tendo em vista estas possibilidades – e necessidades -, as marcas também devem repensar o design das embalagens, para que elas correspondam às mudanças no estilo de vida do consumidor e se tornem mais atrativas e modernas.
* pesquisa realizada pela Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel.