Categoria: Empacotamento

10 de agosto de 2022

Empacotadora vertical ou empacotadora horizontal: qual modelo escolher?

A empacotadeira automática é um equipamento que proporciona agilidade, padronização e redução de desperdícios no processo produtivo.

Atualmente, existem diversos modelos desse equipamento no mercado; por isso, na hora de escolher a empacotadeira ideal para o seu negócio, pode surgir a seguinte dúvida: empacotadora vertical ou empacotadora horizontal? Qual é o melhor modelo?

A resposta depende de vários fatores, como: espaço disponível no parque fabril, modelo de produção, tipo de embalagem, entre outros. Continue a leitura para descobrir qual dos modelos é o mais indicado para o seu negócio.

Empacotadora vertical x Empacotadora horizontal

Para descobrir qual modelo é mais indicado para a sua necessidade, é preciso avaliar, antes de tudo, as principais características de cada modelo.

Empacotadora vertical (VFFS)

As empacotadoras verticais (Vertical Form Fill Seal) geralmente são modulares e flexíveis, podendo ser utilizadas nas mais diversas aplicações, desde empacotamento de grãos e pós até peças unitárias. Por esse motivo, atualmente, é o modelo mais utilizado no mercado.

Como o próprio nome diz, o empacotamento é feito de modo vertical, ou seja, o produto a ser embalado entra por cima da máquina e, em seguida, é colocado dentro da embalagem com auxílio de um dosador e selado logo na sequência.

Devido a isso, a empacotadora VFFS ocupa pouco espaço do chão de fábrica, permitindo configurações verticais, portanto, é ideal para empresas onde há pouco espaço térreo, por exemplo.

A grande vantagem desse modelo é a variedade de tipos de pacotes que ele pode produzir: pacote sanfonado, pacote almofada, fundo plano, 6 soldas, 7 soldas e stand-up pouch. Se quiser saber mais sobre os esses tipos de pacotes, clique aqui.

Geralmente as empacotadoras verticais custam menos que as empacotadoras horizontais por terem mais modelos de máquinas disponíveis no mercado.

Empacotadora horizontal (HFFS)

As empacotadoras horizontais (Horizontal Form Fill Seal), também conhecidas como empacotadoras flow packs, são utilizadas em diversas aplicações, principalmente quando há a necessidade em empacotar um item ou poucos itens por vez.

Como o próprio nome diz, o empacotamento é feito de modo horizontal, ou seja, o produto a ser embalado entra pela lateral da máquina, onde segue para receber a embalagem com dobras e selagem.

Portanto, esse modelo acaba ocupando mais espaço na planta fabril e pode ser um problema caso não haja espaço térreo suficiente para a instalação desse equipamento.

Esse modelo de empacotadora é indicado quando há a necessidade de um pacote ser posicionado perfeitamente na prateleira, como no caso de uma bandeja de cookies ou barrinhas de chocolate, sendo esse o seu principal diferencial.

A empacotadora HFFS é responsável por fazer as embalagens tipo flow pack, também conhecidas como “envelopamento”, pois envolvem o produto com ambas as extremidades lacradas e seladas automaticamente. Serve também para fazer pacote tipo almofada ou fundo chato.

O que considerar ao decidir entre uma empacotadora vertical ou uma empacotadora horizontal?

O primeiro critério para decidir entre os modelos VFFS e HFFS é analisar a sua necessidade atual, bem como as necessidades futuras, já que você poderá expandir o seu portfólio de produtos nos próximos anos.

Se você trabalha com produtos a granel como, grãos, café, açúcar, farinhas, entre outros, sem dúvida, a empacotadora vertical será o modelo mais indicado.

Caso o seu produto precise ficar posicionado dentro de bandejas ou cada unidade deva ser embalada separadamente, a empacotadora horizontal será o melhor modelo.

É importante ressaltar que a empacotadora vertical permite configurar alguns tipos de pacotes que a empacotadora horizontal também faz, logo, acaba sendo uma solução mais versátil.

Outro ponto a ser analisado é a velocidade que se pretende atingir na linha de produção. Geralmente as empacotadoras verticais garantem mais agilidade ao processo.

Sendo assim, podemos concluir que:

  • As empacotadoras verticais são mais versáteis.
  • É possível produzir uma quantidade maior de tipos de pacotes com a empacotadora vertical.
  • As empacotadoras horizontais são indicadas quando há necessidade de uma posição precisa.
  • As empacotadoras verticais se destacam pela agilidade.

Além do modelo, analise o fabricante desse equipamento

Tão importante quanto escolher o modelo ideal é saber escolher o melhor fornecedor desse equipamento automático.

Você deve optar por um fornecedor que preste um bom serviço de pós-vendas e que disponibilize peças de reposição de maneira rápida, como a Indumak, empresa líder em soluções para empacotamento vertical e presente no mercado há quase 60 anos.

Lembre-se de que um equipamento automático para embalar é um investimento importante para o seu negócio; por isso, a escolha deve ser feita com cautela.

Caso queira saber mais sobre as empacotadeiras verticais, entre em contato com o time de especialistas da Indumak. Para isso, basta clicar aqui.

GUIA DEFINITIVO DO EMPACOTAMENTO AUTOMATICO

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin