Categoria: Gestão, Processos

14 de novembro de 2022

Entenda como a automação industrial melhora o bem-estar de colaboradores

Atualmente, existe uma grande preocupação com a segurança, a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. Nesse sentido, você sabia que automação industrial pode ser uma grande aliada para melhorar o bem-estar de colaboradores?

Com a automação industrial, os processos passam por transformações que trazem melhores condições de trabalho para os colaboradores de uma empresa.

Apesar disso, muitos ainda veem a automação industrial e o uso da tecnologia como algo negativo, pois acreditam que as máquinas podem acabar substituindo as pessoas na indústria. No entanto, essa informação não é verdadeira.

Para comprovar que a automação industrial proporciona diversos benefícios e que ajuda a desenvolver profissionais no mercado de trabalho, preparamos este conteúdo especial. Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!

Leia também: Conheça 3 motivos para implantar a automação industrial

Benefícios que a automação industrial proporciona para os profissionais

Além dos ganhos no processo produtivo, como maior agilidade e mais eficiência, a automação industrial residencial também proporciona vantagens para os colaboradores.

Redução do trabalho e movimentos repetitivos

Nas linhas de produção, é muito comum que o trabalho seja dividido em setores. Com isso, os colaboradores acabam realizando tarefas muito repetitivas. Eles precisam fazer sempre os mesmos movimentos, o que pode gerar sérias complicações para a sua saúde, em especial a osteomuscular.

O trabalho e os movimentos repetitivos geram sobrecarga nas partes do corpo que estão sendo utilizadas, como as mãos.

Ao realizar os mesmos movimentos diversas e diversas vezes de forma contínua, as articulações, ligamentos e outros tecidos e estruturas envolvidos nessa movimentação esforçam-se excessivamente. Dessa forma, se desenvolvem a LER (lesões por esforço repetitivo).

Com o processo de automação industrial, podemos deixar as máquinas responsáveis por essas tarefas e movimentos que precisam ser realizados da mesma forma e de maneira contínua. Poupamos o esforço excessivo do trabalhador e protegendo sua saúde.

Processo produtivo mais seguro e ergonômico

A ergonomia também é um tema que tem sido muito debatido atualmente. Ela consiste em fazer adequações no ambiente de trabalho que ofereçam as condições adequadas ao colaborador, evitando que a pessoa tenha que se adaptar ao espaço.

Um exemplo de ergonomia é a utilização de uma cadeira de escritório que pode ser ajustada em sua altura, na largura do assento, no apoio para os braços e também no encosto.

Todas as medidas adotadas para que o trabalho possa ser realizado de uma forma mais confortável envolvem a ergonomia.

A automação industrial é uma estratégia implementada na indústria também com esse objetivo.

Quando utilizamos máquinas para realizar determinadas ações e tarefas, fazemos com que o processo produtivo se torne muito mais ergonômico, como dito, evitando que o colaborador tenha que realizar movimentos repetitivos ou então em posições arriscadas, ou desconfortáveis e que prejudicam a postura correta do seu corpo.

Ao mesmo tempo, isso faz com que o trabalho na indústria se torne muito mais seguro. Afinal, a repetição de movimentos leva ao cansaço do corpo e da mente, aumentando o risco de acidentes.

Menor risco de contaminação

Em alguns segmentos da indústria, o processo produtivo envolve a manipulação de substâncias e produtos perigosos que, em contato com a pele ou vias respiratórias, podem causar complicações. Contudo, com o uso de máquinas automatizadas esses tipos de problemas podem ser evitados.

Um exemplo, é o processo de ensacamento de cimentos e argamassas para a construção civil. Imagine um colaborador tendo que ensacar com as mãos esses produtos, ficando em contato direto com esses elementos e respirando o pó emitido desse processo. Certamente algum problema de saúde respiratório ou de pele iria afetá-lo.

Com uso de ensacadeiras automáticas, o colaborador pode manter maior distância desse processo e fica menos exposto a esses riscos, preservando a sua saúde.

Portanto, os equipamentos automatizados podem ser utilizados para realizar essas etapas em que é necessário manipular produtos perigosos ou nocivos para os seres humanos. Com isso, os profissionais não têm contato com poeira, odores, líquidos, ou qualquer outra substância que poderia oferecer riscos a sua segurança e saúde.

Estímulo do desenvolvimento profissional

Com o avanço da tecnologia, a sociedade precisou buscar conhecimentos para acompanhar as inovações que surgiram. Nas empresas acontece o mesmo processo.

Quando é adotado um sistema de automação industrial, os colaboradores recebem um estímulo para desenvolverem habilidades e competências.

Como não é necessário realizar tarefas perigosas, arriscadas ou repetitivas, o trabalhador é convidado a aprender novas funções para controlar as máquinas, operar sistemas e coordenar todo o processo nos bastidores, sem a necessidade de se expor em demasia.

Assim, o espaço do ser humano continua existindo dentro da indústria, mas agora assumindo papéis diferentes. As pessoas não precisam mais trabalhar como máquinas, já que as máquinas estão aí justamente para facilitar o trabalho, e elas ficam sob o comando do ser humano.

Mais segurança pessoal e coletiva

Você viu que as máquinas podem oferecer segurança para os trabalhadores por diferentes motivos. Podemos aproveitar a automação industrial para realizar tarefas nas quais o ser humano estaria em alta exposição, evitando assim que um colaborador seja obrigado a se arriscar em função do seu trabalho.

Além dessas vantagens, vale ressaltar que as máquinas seguem uma programação para realizar as tarefas sempre com a mesma precisão.

Elas não ficam cansadas como os seres humanos e, por isso, as chances de acontecerem erros são muito menores. Dessa forma, toda a linha de produção se torna muito mais segura, preservando a integridade de toda a equipe.

Todos os equipamentos utilizados passam por manutenções, recebem calibragem e todos os ajustes necessários para garantir o seu perfeito funcionamento, e tudo isso é definido pelo ser humano, que sabe identificar o que é preciso fazer para as máquinas operarem perfeitamente e com segurança.

Automação industrial: grande aliada da indústria

Por tudo isso, podemos concluir que a automação industrial, na verdade, é uma grande aliada, não só da indústria, como também dos profissionais que atuam nela.

É uma oportunidade para que o ser humano se exponha a menos riscos e possa trabalhar de uma maneira muito mais confortável e segura, explorando não sua força, mas a inteligência.

A Indumak disponibiliza diferentes soluções para automação industrial que podem transformar os processos da sua empresa e proteger os seus colaboradores. Entre em contato para conhecer o nosso trabalho!

e-book Packaging: 5 dicas para escolher o equipamento ideal e lucrar mais

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin