Categoria: Gestão

14 de junho de 2022

Gestão de equipes: 7 formas de melhorar a produtividade dos seus colaboradores

Liderar uma equipe, seja ela composta por 10 ou 100 colaboradores, nunca é fácil. Agrupar diferentes tipos de pessoas com temperamentos diversos pode levar a conflitos, falta de comunicação e à tão temida falta de produtividade.

É justamente por essas razões que se torna fundamental não deixar de lado a adoção de uma gestão de pessoas focada em criar times engajados, comprometidos com os objetivos da empresa.

Mesmo que você já tenha uma equipe eficiente, sempre há maneiras de melhorar a produtividade dos seus colaboradores, como você verá a seguir com a nossa seleção com 7 dicas.

Vamos a elas?

Dica 1: defina e acompanhe metas alcançáveis

Em que você deseja que cada setor esteja trabalhando? Defina os principais objetivos e leve em consideração a capacidade dos times de colaboradores de executá-los. Não se esqueça de manter as metas alcançáveis; dividir projetos grandes em etapas menores mostra um progresso claro e motiva na medida em que todos avançam em direção ao resultado final.

Dica 2: capacite seus colaboradores para gerenciarem melhor o próprio tempo

Equipes realmente produtivas investem em treinamento para produtividade, e não apenas no desenvolvimento de suas competências. Isso significa capacitar as pessoas para adotarem boas práticas de gerenciamento de tempo para lidar com interrupções inevitáveis, gerenciar fluxos de e-mail, para ser mais produtivo ao trabalhar e saber como impor prazos.

Dica 3: deixe claro quais são as funções e as tarefas de cada um

Não deixe nada subentendido; esclareça a cada um quais são exatamente as prioridades e as expectativas para suas funções. Essa dica pode ser colocada em prática tanto nos processos diários quanto quando todos tiverem de trabalhar em busca de um mesmo objetivo, como reduzir os custos com desperdícios de matérias-primas, por exemplo.

Leia também: 5 dicas para reduzir o desperdício de produtos na indústria.

Deixar claro quais são as prioridades, o tempo que eles devem dedicar a isso, qual é a qualidade do trabalho que você espera e qual é o resultado que estão tentando alcançar é uma ótima forma de melhorar a produtividade dos colaboradores.

Dica 4: dê e receba feedback

Uma cultura de confiança é construída a partir de feedbacks construtivos e significativos que devem ser trocados com regularidade. Isso mesmo: trocados. Além de avaliar o trabalho e o resultado que eles apresentam, incentive-os a analisarem a performance da liderança e deixe-os livres para sugerirem melhorias.

Dica 5: identifique os pontos fortes e os fracos de sua equipe

Como líder, você deve descobrir os talentos e as habilidades de seus colegas de equipe e, a partir de então, dividir as tarefas. Ao explorar o melhor de cada um, as chances de ampliar os resultados produtivos aumenta e torna mais fácil e rápido chegar ao objetivo final.

Leia também: Hora de crescer – planeje a expansão da sua indústria.

Dica 6: promova um ambiente de trabalho saudável

O ambiente de trabalho e a infraestrutura são essenciais para melhorar a eficiência e a produtividade dos colaboradores, uma vez que afetam a forma como os funcionários se sentem, pensam e atuam no local de trabalho. Iluminação, layout de móveis e maquinário e a presença de elementos naturais como plantas são pontos que devem ser levados em consideração para criar espaços mais acolhedores, mas eles não são suficientes.

As políticas da empresa devem ser inclusivas e respeitosas com todos independentemente do cargo ocupado.

Dica 7: recompensar é uma ótima forma de melhorar a produtividade dos colaboradores

Todos queremos ter nossos esforços reconhecidos, e seus colaboradores não pensam diferente. Incentivos como bônus salarial, vouchers de alimentação, folgas extras e outros benefícios são formas excelentes de incentivar a produtividade da equipe. As conquistas podem ser comemoradas em conjunto para lembrar que todos fazem parte de um grupo.

Para concluir, aproveitamos para lembrar de que não há uma forma única de capacitar sua equipe para ser mais produtiva; você pode utilizar de diversas maneiras para construir a base de um ambiente produtivo, oferecendo suporte, feedback e incentivo contínuos para seus funcionários.

Para mais dicas de gerenciamento, acesse a categoria Gestão no nosso blog.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin