importância-do-endomarketing

Categoria: Gestão

1 de maio de 2018

A importância do endomarketing: ações para ganhos pessoais e coletivos

Hoje é Dia do Trabalho, uma data para registrar as conquistas dos trabalhadores, valorizando sua dedicação enquanto profissional. Mas a importância do endomarketing vai além das datas comemorativas e deve envolver uma série de ações para que o colaborador se torne de fato aliado do negócio e propague uma imagem positiva dos produtos e/ou serviços.

Essa sintonia entre empresa e funcionário é primordial para a satisfação do cliente externo e, portanto, para o sucesso de uma empresa. Afinal, o cliente interno precisa estar satisfeito e engajado com a marca para poder vendê-la de forma efetiva em cada relacionamento. Todo colaborador – e não apenas o representante – é um potencial influenciador do cliente.

 

Quais ações de marketing interno posso desenvolver?

 

1 Engajar os colaboradores em eventos

A integração é um dos pontos altos – e determinantes – da realização de eventos. Unir a equipe em um momento de descontração é, também, uma forma de demonstrar que a empresa reconhece a importância de seus funcionários.

 

importância-do-endomarketing

 

Além das datas comemorativas tradicionais como o 1º de maio, esta ação de endomarketing pode ser feita para comemorar aniversários de funcionários e da empresa, festas de final de ano, alcance de metas e encontro de gestores.

 

2 Alinhar o discurso com foco nos resultados

Treinamentos e palestras motivacionais são outra forma de incentivar o crescimento profissional, a satisfação e deixar o time mais receptivo e alinhado com os objetivos corporativos.

Todo evento deve ser visto desta forma, como uma oportunidade para reforçar a estratégia da organização e informar os profissionais sobre metas e resultados obtidos.

 

3 Identificar os canais ideias para cada público

A comunicação interna deve ser reforçada, além dos eventos, através de canais próprios e específicos conforme o setor da empresa. Um mural, por exemplo, pode ser a forma de comunicação mais efetiva para o ambiente de fábrica, enquanto o WhatsApp pode ser o canal mais viável para repassar comunicados à equipe de vendas. O importante é identificar o que melhor funciona para fazer a informação circular com clareza e cumprindo o objetivo pretendido.

 

importância-do-endomarketing

 

A importância do endomarketing consiste em engajar melhor suas equipes e orientá-las na busca por resultados extraordinários. É criar um bom clima organizacional, com integração coletiva, para ganhos pessoais, coletivos e da empresa.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin