Categoria: Empacotamento
Mudanças à vista nos rótulos das embalagens dos alimentos
Os novos influenciadores de compra dos consumidores, atentos a uma gama maior de fatores na hora de escolher um alimento, apontam também para a necessidade de mudanças nos rótulos das embalagens. As pessoas buscam mais informações e clareza sobre ingredientes e valores.
Pensando nisso, há um movimento da cadeia produtiva e também dos consumidores para mudanças e atualizações nas regras junto aos órgãos reguladores. Dois ministérios – da Saúde e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Mapa –, o Inmetro e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são os responsáveis pelas regras, que estão em vigor há dez anos.
Mas o que é rótulo?
Conforme a legislação brasileira, rótulo é toda inscrição apresentada na embalagem de um alimento, de forma visual ou textual, aplicando-se a todo alimento embalado na ausência do cliente, destinado ao comércio nacional ou internacional. Incluem-se, aí, as legendas, imagens, matérias descritivas ou gráficas, que estejam escritas, impressas, estampadas, gravadas, litografadas ou coladas sobre a embalagem.
Maioria não compreende
A principal premissa da rotulagem de alimentos é assegurar a saúde do consumidor. Por isso, é direito dele receber informações corretas, claras e precisas sobre o produto e eventuais riscos que possa representar. Mas, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), apenas 25,1% da população é capaz de compreender totalmente o que dizem os rótulos.
As propostas
A Anvisa recebeu diferentes propostas para um novo modelo de rotulagem nutricional. O setor produtivo, através da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), sugere uma rotulagem nutricional frontal com base indicativa por porção, onde os ícones de sódio, açúcares totais e gordura saturada passam a ser coloridos, em verde, amarelo e vermelho, cores de entendimento universal.
O setor produtivo afirma que esse modelo, fruto de muitas pesquisas, pretende oferecer informações mais completas sobre o alimento e empoderar o consumidor. Uma consulta popular deve ser realizada pela Anvisa para saber a opinião do consumidor e então decidir pelo novo modelo.
Atuais exigências
O Manual de Rotulagem de Alimentos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresenta as informações obrigatórias e facultativas a serem apresentadas nos rótulos de alimentos. O documento foi desenvolvido com base na legislação vigente, porém com uma linguagem mais fácil.
Além de informativo, o rótulo é uma poderosa ferramenta de comunicação com o consumidor e, portanto, um importante instrumento de marketing.