Categoria: Gestão
Os desafios da indústria alimentícia para 2020 e 2021
Um dos mercados mais competitivos do mundo é o dos alimentos. Com consumidores cada vez mais exigentes, as empresas precisam estar atentas às principais inovações e tendências.
Aumento da valorização da nutrição, economia verde e reputação da empresa trazem novos desafios para a indústria alimentícia em 2020 e 2021. Para lhe ajudar a se preparar, separamos as principais tendências e desafios no mercado dos alimentos para os próximos anos. Confira!
Principais tendências e desafios para 2020 e 2021
Automatização dos processos
Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, é difícil não se acostumar com agilidade nos serviços e produtos. A demanda não só vem aumentando, como exigindo mais rapidez do mercado.
Por isso, implementar processos automatizados é uma grande tendência para 2020 e 2021 na indústria alimentícia. Contudo, por contar com produtos com alta diversificação, essa automatização também se mostra um grande desafio.
Implementar sensores e softwares que conectem o maquinário da sua empresa transforma seu fluxo de produção. Além disso, usar sistemas de simulação de produção pode ajudar a detectar problemas na operação antes mesmo que aconteçam.
Segurança e transparência
A exigência do consumidor está cada vez maior. Com o amplo acesso à informação através da internet, ele busca saber mais e entender de onde vem e o que há no produto alimentício que vai comprar.
Por esse motivo, investir em transparência é uma grande aposta para os próximos anos. Uma empresa transparente gera confiança no consumidor e conquista mais clientes. Além do preço, sabor e qualidade da comida que compra, os consumidores agora também valorizam a reputação da empresa que a produz.
Rastreabilidade
Acompanhar o produto que sai da fábrica até chegar na mão do consumidor é tão importante para o cliente como para o empresário. Para quem compra é garantia de saber a procedência do produto. Para quem produz é a segurança do controle do escoamento da produção.
Implementar tecnologias de rastreabilidade tornam o processo de distribuição mais completo. Embalagens conectadas e a tecnologia de blockchain ajudam a ter seus produtos sempre à vista.
Sustentabilidade dentro e fora
A busca por sustentabilidade tem conquistado uma grande fatia dos consumidores, principalmente no que diz respeito à alimentação. Para ter certeza que um produto é “verde”, esse consumidor está disposto até a pagar mais caro.
Isso apresenta um grande desafio para a indústria alimentícia, pois não basta garantir o selo verde apenas para o produto, é preciso repensar toda a cadeia produtiva.
Para continuar com uma vantagem no mercado, vale buscar alternativas principalmente na parte de processamento e empacotamento. Especificamente na parte de empacotamento, pense em soluções de embalagens recicláveis e biodegradáveis.
Aumento da demanda por alimentos plant-based
Ainda na linha sustentável, o mercado de produtos plant-based tem crescido muito no mundo todo. Um desafio para a indústria alimentícia em 2020 e 2021 será diminuir o foco na soja e buscar outras alternativas para suplantar essa demanda.
Com a chegada de produtos que substituem a carne em grandes redes de fast food está claro que essa é uma tendência que vem forte para o próximo ano. Investir em diversificação nessa área é fundamental. Grãos, sementes comestíveis, abacate e até algas marinhas são possibilidades na troca da proteína animal pela vegetal.
Inovação e diferenciação de produtos
Uma simples ida ao mercado revela um grande desafio para o empresário da indústria alimentícia: se destacar na multidão. Com o acesso cada vez maior a uma enorme quantidade de produtos, é preciso investir para que a sua marca não desapareça na prateleira.
Criar novas versões saborizadas e transformar a embalagem do seu produto são maneiras de chamar a atenção dos clientes.
Clean Label
O conceito de clean label já é uma realidade, mas sua expansão é uma tendência para 2020 e 2021. A ideia é atender uma demanda dos consumidores, cada vez mais ligados à nutrição, de inserir informações mais completas nos rótulos dos alimentos.
Contudo, o real desafio para a indústria alimentícia alcançar o conceito de clean label é deixar os rótulos mais simples e compreensivos. Criar um design de rótulo que contenha a informação completa e fácil de entender ganha pontos com os clientes.
Alimentos em “porções únicas”
Outra tendência para 2020 e 2021 na indústria alimentícia é a expansão dos alimentos em porções únicas. Já muito presentes em supermercados na seção refrigerada, esses alimentos visam dar praticidade ao consumidor oferecendo porções já prontas e refrigeradas.
Olhe para seus produtos e pense em como transformá-los em versões pré-prontas. Desde ovos cozidos, picles de vegetais até barrinhas de cereal com frutas frescas dentro, essa é uma área ainda muito aberta para inovação.
Mas é preciso atenção com o empacotamento desses produtos. Alimentos pré-prontos e refrigerados demandam outros tipos de embalagens, então ter sua empresa bem assessorada nesse momento é essencial.
Se quiser saber mais sobre como trazer essas tendências para o seu processo produtivo de embalagens, fale com a nossa equipe.