Categoria: Inovação
Plataforma de rastreabilidade: diferencial competitivo no agronegócio
Acompanhar a trajetória de um produto, desde sua produção até chegar à prateleira, é hoje uma realidade no mercado brasileiro e um diferencial competitivo para quem atua no agronegócio. A plataforma de rastreabilidade favorece a transparência ao consumidor, mas também traz vantagens diretas para as empresas.
O processo de monitoramento da cadeia produtiva tem como resultado uma maior segurança alimentar, já que o produtor consegue ter um controle mais efetivo sobre sua própria plantação. Com a tecnologia, é possível rastrear todo o processo e identificar exatamente onde ocorreu um problema.
Já a empresa, que compra produtos dos agricultores e os revende ao varejo, consegue monitorar as etapas de distribuição, comercialização, transporte e embalagem. E os supermercados, por sua vez, também podem conhecer a fundo o que estão adquirindo. Hoje, 80% dos produtos de hortifrúti são comercializados pelo varejo no Brasil.
Como funciona a tecnologia?
O sistema de monitoramento funciona através de um aplicativo, que pode ser baixado pelo consumidor final de forma gratuita. Nele constam todas as informações de um produto, que são abastecidas através de um código específico. Para acessar as informações, basta apontar a câmera do aparelho para o QR Code presente nas embalagens.
O que é QR Code?
QR Code, ou código QR, é a sigla de “Quick Response”, que significa resposta rápida, pois permite ser interpretado rapidamente por quem o acessa. O QR Code é um código de barras que pode ser impresso na embalagem através de uma impressora de transferência térmica.
Gerenciamento estratégico
Além da rastreabilidade em si, a plataforma também atua como uma ferramenta de gerenciamento de informações estratégicas das áreas produtiva e comercial. Controle das origens, padronização de etiquetas, registro do histórico de produção, vendas e destino final dos produtos estão entre as vantagens da tecnologia.
Com um consumidor cada vez mais exigente e seus novos influenciadores de compra, o rastreamento permite que ele saiba exatamente por onde passou o alimento que pretende colocar no prato. E ter mais segurança e confiança na hora de comprar reforça os vínculos e a fidelização entre o consumidor e sua marca e estabelecimento de preferência.