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Categoria: Gestão

7 de agosto de 2018

Como fidelizar e conquistar clientes com promoções de produtos

Manter a estrutura de sua empresa em dia é essencial, mas às vezes é preciso pensar além para surpreender seus clientes e conquistar novos. Além de uma embalagem atraente para o seu público, planejar promoções de produtos é uma forma de potencializar sua marca, fidelizando o consumidor que tem no preço atrativo importante para a decisão de compra.

 

Mas como fazer isso?

Tudo começa pelo planejamento, etapa em que é preciso, entre outras coisas, definir objetivos, determinar o público, escolher o tipo de promoção, os canais de divulgação, avaliar custos e monitorar resultados. É importante identificar quais as principais necessidades do seu público-alvo, adaptando-se ao comportamento do consumidor para atendê-lo plenamente.

Quais os tipos de promoção?

 

Promoção progressiva

Oferece descontos acumulativos a cada nova compra ou a cada produto incluído na cesta. Assim, quanto mais o cliente compra, mais ele ganha. O cupom de desconto atinge novos clientes e ainda impulsiona as vendas de produtos estocados e que apresentam dificuldade de saída.

Venda por atacado

O cliente deve comprar uma quantidade mínima de itens para receber um desconto. A venda por atacado é direcionada especialmente a revendas de mercadorias, que retornam sempre para renovar seus estoques.

Padrão leve 3, pague 2

Interessante para baixar os estoques parados de um determinado produto. Acaba funcionando como um desconto progressivo.

Bônus

Modalidade em que o cliente recebe um desconto para a próxima compra ou também para alguém que ele indicar.

Liquidação e ponta de estoque

Indicados para empresas que desejam zerar o estoque de algum produto, como os por vencer, ou também para abrir espaço de armazenamento, quando do lançamento de uma nova coleção, por exemplo. Neste tipo de promoção, a margem de lucro é mínima ou até inexistente, cobrindo somente os custos de produção.

Promoção institucional

Tem por objetivo consolidar o posicionamento da empresa no mercado, explorando a marca, seus atributos e sua identidade visual. É frequentemente utilizada no marketing digital, através de sorteios e brindes nas redes sociais para usuários que compartilham e comentam os posts.

 

A escolha da modalidade vai depender do seu objetivo e também quem é seu público, se é ou não consumidor final. As promoções são uma alternativa para resolver problemas na empresa, como é o caso do estoque parado, ou para criar uma oportunidade. Seja qual for o caso, é uma forma de fazer com que mais e novas pessoas tenham contato com seu produto, o que sempre é positivo, aumentando assim o volume de vendas.

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