segurança

Categoria: Manutenção e Operação

15 de dezembro de 2017

Por que a indústria deve investir no sistema de segurança

Extrair todas as possibilidades que a tecnologia oferece é essencial para o sucesso dos negócios, em meio a um ambiente cada vez mais competitivo. Quando se trata de sistemas de segurança, o uso da tecnologia favorece o cumprimento às normas e, mais que isso, a otimização do processo produtivo, trazendo tranquilidade à equipe e mais agilidade nas operações.

Conforme o segmento de atuação e o maquinário utilizado, diferentes ferramentas estão disponíveis para garantir a segurança nos procedimentos. Além do perfil e diretrizes de trabalho da empresa, a utilização destes dispositivos e sistemas é norteada a partir das próprias normas e leis aplicados à segurança de máquinas e equipamentos.

 

Que normas são essas?

 

Uma das principais é a NR 12, ou Norma Regulamentadora 12, que estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. Esta norma também define princípios e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos funcionários.

O objetivo principal é que as proteções ofereçam uma barreira para impedir o acesso dos trabalhadores às zonas de perigo. Mesmo se movendo lentamente, os eixos de equipamentos podem “pegar” roupas, cabelos, dedos e mãos dos funcionários, com perigos reais a sua integridade.

Uma das soluções para a proteção de áreas com riscos de acidentes ou que não devem ser acessadas durante sua operação é a cortina de luz.

 

Como funciona a cortina de luz?

 

Este dispositivo óptico eletrônico ativo é uma das soluções mais seguras para supervisionar acessos a áreas de riscos em máquinas. Uma tecnologia presente nos equipamentos da Indumak, a cortina de luz forma uma área de proteção através de feixes de luz infravermelha, detectando pessoas e objetos. Ela também possui uma grande variedade de alturas e de resoluções disponíveis, dando uma maior flexibilidade às aplicações.

A cortina de luz pode ser aplicada para a segurança de prensas e similares, em saídas e entradas de material em máquinas com esteira transportadora, paletizadoras, instalações robotizadas, centros de usinas e linhas de montagem, entre outras.

Além de empregar sistemas como esse para garantir a segurança e eficiência da produção e o cumprimento às exigências legais, a comunicação também precisa ser reforçada. As informações e orientações podem ser disseminadas de diversas formas, cartazes, avisos, por meio de capacitações e na comunicação direta com os colaboradores.

 

segurança

 

Juntas, comunicação e o uso das tecnologias trarão muito mais segurança para o ambiente de fábrica.

 

Fonte: INBEP

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin