Categoria: Gestão
Saiba por que chegou a hora de investir no valor social de sua marca
O consumidor está cada vez mais consciente e atento à agenda social das empresas e a temas como sustentabilidade, diversidade e mobilidade urbana. Agregar um valor social ao conceito de um produto ou serviço é, portanto, um diferencial em tempos de aproximação cada vez maior entre uma marca e seu cliente.
Mais que isso, o consumidor tem procurado avaliar o DNA da empresa, seus princípios e valores que surgiram junto com a marca, e justificam sua existência, inclusive. Por isso, ações pontuais, ainda que estratégicas, podem não surtir o efeito desejado. As empresas precisam mostrar que querem realmente contribuir com um mundo melhor.
Por que vale a pena?
Hoje, a relação vai além do consumo de produtos e serviços e passa pelo diálogo. O consumidor quer e busca conteúdo, e de longe isso se limita às informações sobre o produto que pretende comprar. Ele procura por uma marca com a qual se identifique, que participe da solução dos problemas da sua cidade e gere identificação além do seu produto.
Posicionar-se é um caminho promissor para aumentar a fidelidade dos clientes e a credibilidade social, com efetivo alcance e consequente popularidade e novos clientes. Por outro lado, é preciso eleger bandeiras que tenham sintonia com a marca. A empresa precisa agir de acordo com aquilo que anuncia defender.
Como comunicar?
Em tempos de interação contínua entre marcas e consumidores, a comunicação exige estratégias bem definidas. Não basta ter uma página nas redes sociais, usar linguagem informal e conteúdos multimídia. O consumidor é ativo e a marca também deve ser. Para criar laços é preciso se engajar, comunicar-se e, assim como ele, assumir posicionamentos.
A Coca-Cola foi uma das pioneiras em levantar bandeiras e defender causas e, certamente, essa é uma das razões que fazem da marca uma das mais valiosas. Este ano, a empresa anunciou a destinação de R$ 3 milhões, por meio de chamadas públicas, para iniciativas que alavanquem causas como acesso à água, educação nutricional e equidade de gênero e raça no Brasil.
Produtos “sem marca”
Esse novo momento do mercado e da relação do consumidor com as marcas também aponta para uma outra vertente: a brandless. A novidade foi lançada em julho por uma empresa dos Estados Unidos para comercializar produtos desvinculados de empresas. A palavra brandless significa sem marca.
As opções vendidas pela plataforma não possuem marca e contam com embalagens informativas e com um design atrativo. Embora seja considerado um movimento “anti-marca” no quesito produtos, ela se mostra um case de branding, pois um dos pilares que reforça os valores da marca e a aproxima do consumidor é a bandeira social. A cada pedido realizado no site, uma refeição é doada.
Com ou sem uma marca “explícita”, as empresas precisam transmitir seu valor social e assumir posicionamentos para fidelizar cada vez mais sua marca perante o consumidor.