{"id":697,"date":"2017-12-22T08:30:54","date_gmt":"2017-12-22T10:30:54","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.indumak.com.br\/?p=697"},"modified":"2021-09-01T09:05:55","modified_gmt":"2021-09-01T12:05:55","slug":"industria-de-alimentos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.indumak.com.br\/industria-de-alimentos\/","title":{"rendered":"7 perguntas que voc\u00ea precisa fazer antes de entrar na ind\u00fastria de alimentos"},"content":{"rendered":"
A ind\u00fastria de alimentos \u00e9 um mercado que cresce ano a ano no Brasil, superando crises e destacando-se no cen\u00e1rio mundial. Os n\u00fameros consolidados de 2016 reafirmam esta posi\u00e7\u00e3o e convergem inten\u00e7\u00f5es para quem pretende investir nesse segmento.<\/p>\n
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Conforme a ABIA \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Brasileira das Ind\u00fastrias de Alimenta\u00e7\u00e3o, a ind\u00fastria de alimentos obteve um faturamento de R$ 614 bilh\u00f5es em 2016, um crescimento de 9,3% em rela\u00e7\u00e3o a 2015. Os alimentos representam 81% deste resultado, enquanto as bebidas 19%.<\/p>\n
Com 10% de participa\u00e7\u00e3o no PIB (Produto Interno Bruto), o setor representa 19,7% das exporta\u00e7\u00f5es totais. O Brasil \u00e9 o maior produtor e exportador mundial de a\u00e7\u00facar e o segundo exportador de caf\u00e9 sol\u00favel, entre outros destaques como suco de laranja (1\u00ba lugar em produ\u00e7\u00e3o e exporta\u00e7\u00e3o), carne (1\u00ba exportador e 2\u00ba produtor), e alimentos processados (2\u00ba exportador em volume).<\/p>\n
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Entrar na ind\u00fastria dos alimentos e ter sua pr\u00f3pria marca exige, mais que vontade de empreender e faturar, a tomada de decis\u00f5es a partir de um planejamento e decis\u00f5es estrat\u00e9gicas. \u00c9 um mercado din\u00e2mico, em que o consumidor \u00e9 atra\u00eddo por novidades e por isso \u00e9 preciso estar sempre de olho nas tend\u00eancias.<\/p>\n
Depois de decidir o alimento que vai produzir e comercializar, algumas perguntas v\u00e3o ajudar a delimitar, direcionar e conduzir o seu novo neg\u00f3cio. Confira quais s\u00e3o!<\/p>\n
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Ao definir claramente seu p\u00fablico, \u00e9 poss\u00edvel perceber suas reais necessidades e desejos e tra\u00e7ar um diagn\u00f3stico a partir do seu perfil. \u00c9 fundamental conhecer a rotina do consumidor, suas prefer\u00eancias e car\u00eancias da sua alimenta\u00e7\u00e3o, dificuldades encontradas, quando e onde ele precisa do produto que voc\u00ea vai oferecer.<\/p>\n
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Definido o p\u00fablico e suas necessidades, \u00e9 hora de delimitar o que seu produto vai oferecer, a experi\u00eancia que ele ir\u00e1 proporcionar ao seu p\u00fablico e como o diferenciar dos concorrentes. Pode-se combinar diferentes fatores e vantagens, al\u00e9m da composi\u00e7\u00e3o do alimento, nutrientes e pre\u00e7o, como benef\u00edcios a sa\u00fade e caracter\u00edsticas sensoriais, por exemplo.<\/p>\n
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A decis\u00e3o de compra e a experi\u00eancia do consumidor est\u00e3o relacionadas a forma como o produto ser\u00e1 consumido, em que local e circunst\u00e2ncias. Estabelecer essa rela\u00e7\u00e3o \u00e9 fundamental para decis\u00f5es estrat\u00e9gicas, tanto para a exposi\u00e7\u00e3o do produto no ponto de venda como para contribuir na pr\u00f3pria defini\u00e7\u00e3o do shelf life<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n A qualidade do alimento \u00e9 fator crucial e deve levar em conta alguns fatores principais, como apresenta\u00e7\u00e3o, que inclui a colora\u00e7\u00e3o e textura, a aceita\u00e7\u00e3o sensorial, ou seja, o sabor e aroma, al\u00e9m da seguran\u00e7a do alimento, para evitar contamina\u00e7\u00e3o e garantir que n\u00e3o ofere\u00e7a qualquer risco a sa\u00fade.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Diversos fatores comp\u00f5em a estrutura de custos e precisam ser devidamente avaliados para garantir a viabilidade econ\u00f4mica do neg\u00f3cio. S\u00e3o eles:<\/p>\n – custos da mat\u00e9ria-prima, que incluem portanto os pre\u00e7os de todos os ingredientes, a composi\u00e7\u00e3o do produto;<\/p>\n – custos com embalagens, dos materiais empregados ao design;<\/p>\n – custos de produ\u00e7\u00e3o, desde maquin\u00e1rios aos funcion\u00e1rios, toda a estrutura e sua manuten\u00e7\u00e3o;<\/p>\n – custos de log\u00edstica, para armazenar, transportar e distribuir o produto.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Mais que uma etapa essencial, escolher a embalagem<\/a> do produto tem impacto sobre os custos, sobre a log\u00edstica e sobre a decis\u00e3o de compra do consumidor, a partir da sua exposi\u00e7\u00e3o no ponto de venda<\/a>. \u00c9, portanto, uma decis\u00e3o que precisa ser avaliada de forma aprofundada e a partir de diferentes fatores para viabilizar o sucesso do neg\u00f3cio.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Na hora de definir o valor do seu produto \u00e9 preciso considerar, al\u00e9m de todos os custos envolvidos para sua produ\u00e7\u00e3o, os pre\u00e7os praticados no mercado. O produto deve ser competitivo, al\u00e9m de ter qualidade e oferecer diferenciais. Ter uma bandeira social, por exemplo, agrega valor \u00e0 marca e ajudar a fidelizar o p\u00fablico.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A ind\u00fastria de alimentos \u00e9 um mercado que cresce ano a ano no Brasil, superando crises e destacando-se no cen\u00e1rio mundial. Os n\u00fameros consolidados de 2016 reafirmam esta posi\u00e7\u00e3o e convergem inten\u00e7\u00f5es para quem pretende investir nesse segmento.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":725,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[15],"tags":[232,42,44,38,24,244],"yoast_head":"\nComo ser\u00e1 o produto?<\/strong><\/h3>\n
Quais os custos envolvidos?<\/strong><\/h3>\n
Como vai ser a embalagem?<\/strong><\/h3>\n
Qual o valor do seu produto?<\/strong><\/h3>\n