cálculo-de-rendimento-da-embalagem-flexível

Categoria: Empacotamento

14 de maio de 2018

Cálculo de rendimento da embalagem flexível: seu estoque na medida certa

Na hora de adquirir embalagens flexíveis, é importante saber qual a quantidade correta para manter estocada. Através do cálculo de rendimento da embalagem flexível é possível identificar a necessidade da empresa e, assim, evitar a falta deste item essencial ou, por outro lado, ter capital parado no estoque por compras excessivas.

E você sabe como fazer o cálculo de rendimento da embalagem flexível?

Essa conta é baseada nas dimensões dos filmes comprados, no caso das empresas que recebem as embalagens em bobinas para depois formar o pacote com o produto simultaneamente.

Para calcular, são necessárias informações sobre a largura do filme, passo/altura (distância do início de uma fotocélula até o início da outra) e da gramatura total. Todos estes dados devem ser multiplicados e o resultado é o peso de uma embalagem por pacote.

Por exemplo, em um filme de arroz onde a largura final é 36 cm, o passo/altura 24 cm e a gramatura total é de 46 g/m² (0,0046 g/cm), multiplicando os três itens, cada pacote pesará 3,974 g. Assim, para uma produção de 10 mil pacotes de arroz são necessários 39,744 Kg de embalagem. Vale lembrar que para este cálculo consideramos uma bobina de 1kg de arroz com espessura de 50 micras.

Também é possível fazer o cálculo inverso, tão importante quanto o primeiro. Em uma bobina de 25 kg, quantos pacotes podem ser produzidos? Lembrando que os dados devem sempre ser convertidos para a mesma unidade de medida, neste caso o grama.

Assim, basta dividir 25000 g (25Kg) pelo peso de uma embalagem, 3,974 g, rendendo, portanto, 6.290 pacotes. Caso receba o pacote pronto, nas dimensões desejadas, é ainda mais simples estabelecer o rendimento. Basta pesar a embalagem e multiplicar seu valor pela quantidade necessária para chegar ao peso total a ser comprado.

 

cálculo-de-rendimento-da-embalagem-flexível

 

Outra observação importante é que, com base nesse cálculo, deve-se aplicar uma margem de 5% a 10% para mais. Isso porque pode haver variação no peso de um pacote para outro, causada tanto pelas dimensões do corte como pela gramatura do material. Esse cuidado vai garantir que a compra seja suficiente para o processo de empacotamento e também para realizar o setup da máquina.

Os materiais representam cerca de 60% dos custos de uma empresa. Por isso, manter um estoque com a quantidade correta de itens é premissa para maior competitividade e rentabilidade dos negócios.

 

Fonte: Sulprint

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin