Indústria de milho e derivados

Categoria: Empacotamento, Gestão, Processos

28 de fevereiro de 2024

Explore as oportunidades da indústria de milho e derivados

Com um papel crucial no cenário global por fornecer uma variedade de produtos essenciais, a indústria de milho e derivados oferece um vasto campo de oportunidades para crescimento e inovação.

Neste conteúdo, vamos destacar as principais oportunidades da indústria de milho e derivados e como sua empresa pode aproveitar cada uma delas, pois, como líder no empacotamento vertical, a Indumak compreende que as indústrias podem otimizar suas operações e, principalmente, se posicionar de forma mais competitiva no mercado.

Continue a leitura para saber mais!

Leia também: 7 tendências para a indústria de alimentos em 2024 que você precisa conhecer

Oportunidades da indústria do milho e derivados

Listamos as sete principais oportunidades da indústria do milho e derivados, adicionando dicas de como sua empresa pode impulsioná-las. Confira!

1. Diversidade de subprodutos na indústria de milho

A indústria do milho se destaca por uma diversidade impressionante de subprodutos que representam a riqueza do setor.

Com cada subproduto de milho possuindo características específicas que demandam métodos de embalagem distintos, torna-se fundamental para a indústria a procura por soluções sob medida.

Derivados do milho atendidos pelas soluções Indumak

Derivados do milho atendidos pelas soluções Indumak

Com ampla experiência, a Indumak compreende as diferenças específicas de cada derivado da indústria do milho e oferece soluções que otimizam a linha de produção. Conheça os derivados de milho atendidos pela Indumak:

  • Milho em grão.
  • Gritz de milho.
  • Quirera.
  • Canjica.
  • Farinha de milho.
  • Amido de milho.
  • Fubá.
  • Fubá mimoso.
  • Polenta.
  • Flake de milho.
  • Flocão de milho.
  • Floquinho de milho.
  • Farelo de milho.

Leia também: 8 equipamentos para empacotamento de derivados de milho

2. Controle de peso e precisão na dosagem

O controle de peso e a precisão na dosagem dos produtos são essenciais para a indústria —tanto do milho quanto de outros produtos alimentícios ou não.

É fundamental para os negócios que cada embalagem contenha a quantidade correta de conteúdo porque, além de assegurar a qualidade do produto final, esse controle também ajuda a reduzir o desperdício, aumenta a eficiência no empacotamento e até mesmo pode afetar a conformidade com normas regulatórias.

Para garantir máxima eficiência no controle de peso e dosagem precisa na indústria de milho, invista em tecnologias que abrangem sistemas que proporcionam precisão milimétrica para assegurar que cada pacote atenda às especificações exigidas.

Conheça a linha de dosadores Indumak.

3. Demanda por embalagens mais sustentáveis

Outro ponto importante a ser observado na indústria do milho é atender à crescente demanda por práticas sustentáveis, especialmente no que diz respeito à embalagem dos produtos derivados.

E, conforme a conscientização ambiental ganha destaque nas mídias, os consumidores finais buscam cada vez mais por marcas comprometidas com a sustentabilidade em todas as etapas da linha produtiva.

Por isso, analise a implementação de opções amigáveis ao ambiente, tanto na produção quanto no descarte, e invista em máquinas e tecnologias que permitam abordagens proativas para solucionar esse desafio.

Leia também: O papel da indústria agrícola para garantir a nutrição da população global

4. Variações na umidade

Investir em tecnologias adaptáveis para lidar com as variações da umidade nos grãos e derivados é uma oportunidade que potencializa a qualidade dos produtos finais.

Soluções projetadas para dar mais eficiência aos processos, mesmo diante das mudanças nas condições de umidade, mantém a qualidade do empacotamento.

5. Normas de qualidade e conformidade

Na indústria de milho, atender às normas rigorosas de qualidade e conformidade é mais que uma obrigação, é também uma oportunidade de se diferenciar no mercado.

Essas normas, que visam garantir a segurança alimentar, a excelência do produto e a aderência estrita aos regulamentos, são fundamentais para a reputação e sucesso das empresas.

Conte com parceiros e fornecedores que incorporem sistemas de qualidade avançados para auxiliar a sua linha produtiva na aderência rigorosa aos padrões regulatórios.

Leia também: Empacotadora vertical ou empacotadora horizontal: qual modelo escolher?

6. Eficiência energética

Uma vez que a otimização de recursos energéticos é crucial para redução de custos e minimização dos impactos ambientais, a busca por soluções que garantam um equilíbrio entre a sustentabilidade e a eficiência operacional torna-se essencial para as indústrias.

Soluções inovadoras, que compreendem máquinas e tecnologias desenvolvidas especificamente para otimizar o uso de energia na indústria do milho e visam atender às demandas de produção e contribuir para a preservação de recursos naturais.

Baixe o catálogo completo de soluções Indumak.

7. Rastreabilidade na cadeia de suprimentos de milho

Para garantir a transparência e conformidade do processo, bem como o cumprimento de regulamentações cada vez mais rigorosas, as indústrias precisam se certificar de que cada etapa do processo seja rastreável – o que adiciona mais uma camada de complexidade aos negócios.

Conte com equipamentos que incorporam sistemas avançados de rastreabilidade e tecnologias de codificação.

Essas soluções, como as oferecidas pela Indumak, asseguram transparência à cadeia de suprimentos e aprimoram a eficiência operacional nos mais altos padrões da indústria.

Leia também: Plataforma de rastreabilidade: diferencial competitivo no agronegócio

Transforme o seu negócio com a Indumak

Transforme o seu negócio com a Indumak

Com soluções de empacotamento, agrupamento e movimentação voltadas para a otimização de processos, controle de qualidade e redução de desperdícios, a Indumak oferece tecnologias avançadas que se alinham às necessidades específicas da indústria de milho e derivados.

Fale com um de nossos especialistas e conheça as soluções Indumak ideais para o seu negócio. Aproveite e acesse gratuitamente também o infográfico “O Trajeto para o Pacote Perfeito”:

Pacote perfeito

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin