Categoria: Gestão

1 de dezembro de 2021

5 dicas para reduzir o desperdício de produtos na indústria

Como a sua empresa lida com os desperdícios no processo produtivo?

Embora representem custos relevantes que impactam o resultado financeiro do negócio, muitos gestores acabam fechando os olhos para o desperdício de produtos na indústria.

Alguns deles, inclusive, quando se fala em reduzir custos, acabam optando por cortar gastos através da demissão de mão de obra ou da compra de matérias-primas de menor qualidade, o que acaba por diminuir o valor do produto que chega ao cliente. Portanto, essa pode não ser a melhor decisão.

Olhar com atenção cada etapa, cada maquinário e cada pequena ação é uma atitude valiosa que tende a acrescentar à sua empresa um conhecimento íntimo de tudo o que acontece com o seu produto.

Essa visão estratégica do processo fabril permite que se faça um mapeamento de onde as perdas de resíduos estão acontecendo para que se decida estrategicamente o aprimoramento do percurso produtivo.

Mas, afinal, o que são os resíduos produtivos?

Resíduos são todas as atividades que utilizam recursos, mas não agregam valor para o cliente final, podendo, portanto, serem eliminados.

Os resíduos podem ser classificados como:

Desperdício necessário, como testes de qualidade, planejamento de produção, criação de relatórios de negócios.

Puro desperdício, que não agrega valor e não é necessário. Por exemplo:

  • Desperdício de estoque
  • Resíduos de transporte
  • Desperdício de movimento
  • Desperdício de espera
  • Resíduos de superprodução
  • Resíduos de superprocessamento
  • Resíduos de defeitos

Voltando à pergunta lá do início, se a sua empresa não está lidando de maneira adequada com esses tipos de desperdícios, não dê bobeira. Aproveite as 5 dicas que selecionamos para diminuir as perdas de tempo e materiais na indústria. Boa leitura!

Dicas para reduzir o desperdício de produtos na indústria

1. Implante um gerenciamento de estoque eficiente

Reduza o desperdício de produtos controlando os materiais que estão sendo usados no processo de fabricação. Corte o excesso de matéria-prima em estoque e a quantidade de materiais perigosos para diminuir a quantidade de resíduos gerados. Mantenha apenas a quantidade necessária de qualquer material e apenas a quantidade necessária para determinado período de tempo.

2. Reduza os materiais de embalagem

Já pensou que o redesign da sua embalagem pode ser um investimento com ganhos a longo prazo? Nesse caso, reformule a embalagem do produto para garantir que ela use a quantidade mínima de materiais. Adote um modelo de embalagem reutilizável ou reciclável e produzido de modo sustentável.

Leia também: Novas soluções de embalagem monocamada são projetadas para facilitar a reciclagem

3. Recupere, reutilize, classifique

Existem materiais descartados que podem ser reutilizados com a aplicação de diferentes técnicas (como eletrólise, filtração, osmose reversa, centrifugação) em outras atividades? Avalie a possibilidade de investir nesse tratamento e reaproveitar esses insumos em outros processos.

A reciclagem também pode ser uma opção. Separar os resíduos garante que os itens recicláveis ??cheguem ao lugar certo. Adote uma solução para eliminar, reduzir ou reutilizar os resíduos gerados.

Outra ideia: trocar os resíduos gerados por meio de um programa de troca de resíduos com essas empresas. O que você considera desperdício pode ser um recurso para algum outro negócio.

4. Estabeleça um cronograma de manutenção preventiva

Embora o desgaste seja uma ocorrência normal em qualquer processo de fabricação, se a manutenção regular não for realizada, a sua empresa acabará perdendo muito tempo e dinheiro com equipamentos seriamente danificados.

Seria mais benéfico para o seu orçamento controlar os custos para evitar uma avaria em vez de reagir a uma avaria mais tarde, o que resulta em horas extraordinárias desnecessárias e aumento dos custos de envio para agilizar a entrega.

5. Invista em equipamentos automatizados

Entre os principais diferenciais dos equipamentos que automatizam os processos de fabricação, está a redução das perdas de produto. Mais ágeis e garantindo a realização de cada etapa com mais exatidão, as máquinas automáticas diminuem os retrabalhos e evitam que os produtos se percam, situação que acaba sendo mais comum quando a atividade é manufaturada.

Os equipamentos de empacotamento da Indumak, por exemplo, empacotam os produtos com o máximo de precisão, pesando e acondicionando os produtos sem deixar que sejam desperdiçados nessa etapa.

O nosso portfólio contém empacotadoras, ensacadeiras, enfardadeiras, sistemas de paletização e acessórios, como dosadores e checkweigher, que adicionam mais agilidade e assertividade à sua indústria.

Colocando essas dicas em prática, você pode reduzir o desperdício de produção em grande medida, aumentando os ganhos do seu negócio e tornando a sua empresa cada vez mais sustentável. Afinal, a perda de produtos também tem um custo para o meio ambiente.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin