Categoria: Gestão

13 de janeiro de 2022

6 dicas para amenizar os impactos da sazonalidade na indústria

Uma indústria sazonal é a atividade dentro de um setor econômico em que a maioria das demandas ocorre durante apenas uma parte do ano, geralmente dentro de um período de seis meses ou até menos.

Geralmente os fatores que causam essas diferenças na demanda estão relacionados à estação do ano, ao período de entressafra, ao período de férias e às datas comemorativas.

Administrar um negócio sazonal é um desafio – e dos grandes –, pois exige um estudo e um bom preparo para que a empresa seja próspera o ano todo.

Pensando em ajudar quem lida com essas flutuações temporais, selecionamos 6 dicas que prometem amenizar os impactos da sazonalidade na indústria e manter a empresa prosperando todos os meses do ano.

Principais dicas para a sua empresa driblar a sazonalidade

Para enfrentar os desafios da sazonalidade na sua empresa, você precisa estar atento e tomar atitudes assertivas em todas as frentes da empresa. Pense na parte produtiva, na administrativa e na estratégica.

Abaixo veja 6 pontos principais para que você atinja o seu objetivo:

  1. Identifique os fluxos

Antes de tudo, é preciso fazer um estudo detalhado de todos os fatores que podem impactar o seu negócio e identificar os períodos de diminuição da demanda. Essas informações serão a base para que você possa fazer um planejamento adequado com a sua realidade.

Para fazer isso, avalie o histórico de anos anteriores e identifique os altos e baixos que ocorreram nesse tempo. Se a sua empresa for nova, pesquise sobre os fluxos dos seus concorrentes no mercado.

  1. Busque formas de diversificar

Compense a sazonalidade com inovação diversificando as linhas de produtos ou antecipando o que os clientes desejam.

Procure identificar segmentos de mercado inexplorados que possam ser lucrativos em diferentes épocas do ano. Verifique também o que o seu maquinário pode produzir nos períodos em que não houver demanda para as mercadorias do negócio original.

Leia também: Como montar uma linha de produção eficiente?

  1. Mantenha os custos fora de temporada baixos

Durante a baixa temporada, estude maneiras de reduzir as despesas tanto quanto possível. Algumas formas de fazer isso são:

  • Procurar fornecedores e serviços que ofereçam descontos ou tarifas especiais.
  • Contratar funcionários temporários em vez de funcionários em tempo integral, reduzindo a mão de obra quando necessário e pagando apenas pelo que você precisa.

Leia também: O que fazer para ter uma gestão de estoque eficiente

  1. Gerencie o dinheiro em caixa

A etapa mais importante para a sobrevivência a longo prazo de uma empresa sazonal é o gerenciamento do fluxo de caixa. Reserve uma porcentagem da receita dos melhores meses do negócio em uma conta separada.

  1. Observe o que os seus concorrentes estão fazendo

Monitorar os seus concorrentes dará a você insights sobre o que eles estão fazendo corretamente e onde pode haver espaço para melhorias. São informações valiosas para ajudar você a driblar os desafios da sazonalidade na indústria.

  1. Fique em contato com os clientes

Procure maneiras de se manter em contato com os seus clientes e de manter o interesse no que você tem a oferecer. Adote um plano de marketing para que a sua marca fique em evidência o ano todo – e seja a primeira a ser lembrada quando a época certa chegar.

Gostou das dicas que selecionamos? Veja o que faz sentido para a sua área e prepare-se para colocar cada dica em prática.

Já segue a Indumak no Instagram? Por lá, publicamos novidades da marca, lançamentos e outras dicas de gestão. Dê o seu like e acompanhe o nosso perfil.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin