Categoria: Empacotamento, Inovação
7 tendências em embalagens de alimentos e bebidas para 2022/23
Os acontecimentos dos últimos anos promoveram uma grande mudança no estilo de vida e no ranking de preocupações das pessoas em relação ao consumo, impactando inclusive a cadeia de embalagem de alimento.
Comportamentos que estavam previstos para os próximos anos foram acelerados com a pandemia do coronavírus, e restou às empresas repensarem (e adequarem) seu posicionamento, sua mensagem de marca e seus valores.
O papel das embalagens de alimentos e das embalagens de bebidas
As embalagens de alimentos e as embalagens de bebidas continuam vitais graças a seu fator de proteção e segurança alimentar que se tornaram ainda mais indispensáveis durante e após a pandemia.
Seu uso como ferramenta de marketing também continua relevante – pela embalagem, é possível transmitir com assertividade tudo o que a marca quer representar.
Mas, no meio dessa avalanche de novidades, quais são os impactos quando falamos em embalagens de alimentos e bebidas?
Principais tendências em embalagens de alimentos e bebidas
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Proteção inteligente
No geral, a necessidade de proteção de alimentos e bebidas aumentou, bem como os serviços de entrega de pedidos de restaurantes e supermercados, com mais produtos sendo enviados.
Nesse sentido, oferecer uma embalagem inteligente com a capacidade de proteger as mercadorias de vírus ou bactérias, com substâncias capazes de exterminar esses microrganismos, pode se tornar um diferencial competitivo valioso para a marca.
Leia também: Entenda o que são e conheça exemplos de aplicação de embalagens inteligentes
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Design transparente
Esta tendência é muito interessante e permite que o consumidor veja, detalhadamente, o produto que está comprando.
Normalmente, frutas frescas, vegetais, carne e congelados já são comercializados dessa forma. Entretanto, a possibilidade deve se estender a outros tipos de produtos nos próximos anos, como bolachas, farinhas, entre outro.
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Design vintage
Ainda falando sobre o design das embalagens e sua aparência, especialistas do mercado de tendências sugerem que uma estética vintage, vinda diretamente do passado, deva atrair os consumidores nos próximos anos.
Além de mais simples, esse tipo de embalagem promove certo conforto pela familiaridade que propõe ao consumidor saudosista. Que tal relançar uma embalagem antiga repaginada de um produto de sua marca?
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Embalagens invioláveis
A saúde e a segurança se tornarão o principal condutor da escolha de embalagens em 2022/23. Modelos de proteção e inviolabilidade, como as embalagens flexíveis, vão se tornar cada vez mais populares na indústria de alimentos.
Além de colaborarem com a integridade do produto, elas tornam mais fácil para o consumidor identificar se a mercadoria foi comprometida ou adulterada.
Leia também: As vantagens da embalagem flexível na conservação de alimentos
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Automação do empacotamento
A automação do processo de empacotamento promete ganhar ainda mais força em 2022/23. Uma operação automatizada é muito mais segura contra contaminações, além de colaborar com a melhoria do desempenho do processo produtivo. Empacotadoras, enfardadeiras, ensacadeiras e sistemas de paletização e outros acessórios automáticos otimizam a etapa de embalo.
Por isso, embalagens próprias para o processo automatizado também terão alta demanda nos próximos anos.
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Adequação à nova lei de rotulagem
No segundo semestre do ano passado, a Anvisa aprovou modificações na rotulagem de alimentos. Mais do que uma nova tendência para embalagens, a mudança é obrigatória e resultará em multas caso a empresa não adeque os invólucros à legislação.
As novas regras devem entrar em vigor em outubro de 2022, e o rótulo nutricional deverá ser aplicado na frente do produto, na parte superior. Ele deve conter os açúcares totais e adicionados, o valor energético e nutricional por 100 g ou 100 e o número de porções por pacote, entre outras novidades.
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Sustentabilidade
Embalagens sustentáveis não são um conceito novo, mas sim uma tendência constante conforme aumenta o conhecimento e a conscientização sobre o impacto do consumo nos recursos do planeta.
Consumidores eco-preocupados irão aumentar em número, cobrando das marcas o uso equilibrado de recursos e a escolha de matérias-primas que não impactem o meio ambiente, inclusive quando se trata das embalagens.
Leia também: Novas soluções de embalagem monocamada são projetadas para facilitar a reciclagem
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