Categoria: Empacotamento
9 benefícios de uma boa embalagem para o marketing
Diretamente relacionada à entrega de valor para os clientes, a embalagem ganha cada vez mais importância e espaço no contexto do marketing. Ela representa a junção de diferentes interesses: as necessidades do consumidor na busca de ter seus desejos atendidos, e das marcas, que precisam transmitir a confiabilidade do produto e melhorar seu posicionamento. Conheça neste artigo os principais benefícios de uma boa embalagem para o marketing.
Chama a atenção do consumidor
A embalagem é o item decisivo nos segundos finais, quando o consumidor está prestes a tomar a decisão de compra no ponto de venda. Uma boa embalagem faz notar o produto na prateleira, daí a importância de investir em um design que expresse tudo aquilo que o consumidor está procurando.
Informa eficientemente o diferencial do produto para o consumidor
A conveniência e a praticidade despontam na preferência do consumidor. É importante estar atento a isto e transmitir a essência da marca e seus principais atributos.
Torna o produto diferenciado entre outros na prateleira
A embalagem bem construída faz o produto se destacar perante os concorrentes. Amarrada às estratégias de marketing, pesa sobre ela a responsabilidade de fazer determinada marca ser escolhida em detrimento da outra. Evidentemente, aliada a outras questões mais e menos objetivas, do preço do produto a preferências pessoais.
Traz benefícios mesmo após a compra
Antes de qualquer outra coisa, a embalagem cumpre uma importante função que é a de proteger o produto que envolve e, assim, interferir no seu shelf life. Após a compra, ela é responsável por oferecer informações relevantes, como validade, composição e utilização do produto. Em alguns casos, como nos alimentos, a embalagem é utilizada no preparo para consumo.
O visual marcante e atraente da embalagem fará o cliente repetir a compra
Sim! Na escolha entre dois produtos idênticos sai na frente o que tiver a embalagem mais atraente, o design mais marcante. A embalagem tem a função de conectar o produto ao comprador. Então, estabelecida a conexão, cria-se uma relação e uma preferência consumada pela compra repetida vezes.
Desperta o entusiasmo da empresa e de seus funcionários pelo produto
Os funcionários são tão importantes quanto os consumidores, tanto que hoje não se diferencia mais cliente interno de externo. E quem não quer integrar uma empresa que emprega as melhores estratégicas, possui uma comunicação eficiente, e consegue traduzir todo um trabalho em um resultado de encher os olhos, como uma bela embalagem?
Facilita a negociação com o varejo
O sucesso das vendas no varejo depende diretamente do que é ofertado nas gôndolas de um estabelecimento. Uma embalagem que valorize o ponto de venda e a exposição do produto ganha também mais chances de compor a prateleira.
Representa de forma positiva os valores da marca para o cliente
O valor de uma marca tem a ver com a percepção do cliente em relação a própria marca. Está acima do próprio produto, pois se trata de um valor adicional, por vezes intangível. A embalagem é um componente importante neste sentido, por ser capaz de fazer a associação do produto a sua marca.
Facilidade de armazenamento, durabilidade e transporte
A embalagem é determinante para as questões logísticas. Como já dito, sua escolha interfere no shelf life, ou tempo de vida útil do produto, com implicações também sobre o armazenamento e transporte, portanto o tempo de entrega ao cliente. Conforme o modelo escolhido, ganha-se em segurança e em economia.
A embalagem também precisa ser resistente, para garantir a integridade dos produtos, e seu peso deve ser considerado, para não gerar muitas dificuldades no manuseio, além de aumentar os custos com frete.
As pesquisas mostram que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Ou seja, 2/3 dos consumidores saem de casa sem saber o que vão comprar, daí a importância de explorar todas as vantagens de uma boa embalagem. E se ela for flexível, melhor ainda!