Categoria: Manutenção e Operação

10 de junho de 2021

9 EPI’s para produtos químicos indispensáveis para a proteção do colaborador

Depois de falarmos sobre os equipamentos de proteção individual indicados para os segmentos de alimentos e da construção civil, chegou a vez de apresentarmos os EPIs para produtos químicos exigidos para proteger o colaborador dos riscos que as atividades laborais do setor podem oferecer a sua saúde e integridade.

As indústrias químicas são aquelas que manipulam e criam agentes químicos para uso em outros setores, sejam eles industriais ou não, como agroquímicos, fertilizantes, tintas e insumos para a indústria farmacêutica, por exemplo.

Por lidarem com substâncias contaminantes, corrosivas e explosivas, o uso de itens de proteção pelos trabalhadores é indispensável e regulamentado pela NR 6.  Eles diminuem as chances de acidentes por vazamentos e explosões e protegem contra as consequências da exposição direta e indireta a agentes químicos. Veja, a seguir, quais são os principais riscos para quem trabalha no segmento.

Os riscos dos produtos químicos para o trabalhador

Tóxicos, irritantes, inflamáveis, explosivos, corrosivos, nocivos, oxidantes – os termos assustam, não é verdade? Eles se referem às classificações dos produtos químicos e indicam qual é o perigo ao qual o sujeito está exposto ao lidar com cada um deles.

Os danos físicos ou à saúde por contato incluem irritações de olhos, mucosas e pele e queimaduras leves, incluindo os severos causados por incêndios ou explosões. Mas ainda há os danos que podem advir de produtos na forma de névoas, fumos, poeiras, gases ou vapores e que representam um perigo ainda maior por serem riscos invisíveis e causadores de problemas a longo prazo, provocando doenças e até morte.

A proteção do trabalhador deve ser garantida por meio de um ambiente de trabalho seguro e do fornecimento dos EPIs indicados para produtos químicos. Lembre-se: o fornecimento dos equipamentos de proteção é obrigatório, gratuito e responsabilidade das empresas.

Conheça quais são os EPIs para produtos químicos

Depois de saber os riscos, é hora de saber quais são os itens que vão garantir a proteção durante a realização das atividades da indústria química. Eles funcionam como verdadeiras barreiras e são de uso individual.

  1. Cremes protetores

Esse tipo de produto forma uma película protetora na pele que protege mãos e braços no manuseio de produtos químicos como óleos e graxas ou com potencial de contaminação.

  1. Luvas

Elas evitam o contato direto das mãos com substâncias corrosivas ou as que são muito quentes ou frias.

  1. Aventais

Protegem o tronco (peito, barriga, coxas e colo) contra respingos de substâncias perigosas.

  1. Máscaras ou respiradores

Esses equipamentos protegem as vias aéreas do trabalhador, impedindo que a fuligem e outros resquícios de substâncias entrem pelas cavidades nasais ou pela boca. A inalação de certos produtos pode provocar efeitos extremamente danosos à saúde.

  1. Óculos, capuz e outros protetores faciais

Indispensáveis para proteger olhos, nariz e boca da contaminação por substâncias tóxicas.

  1. Toucas para cabelo

A touca evita que os cabelos sejam afetados por respingos ou que se desprendam e contaminem os produtos.

  1. Botas, calças e perneiras:

Resguardam os pés e as pernas de queimaduras ou de serem atingidos por produtos danosos.

  1. Protetores auriculares

Indicados para os trabalhadores expostos a ruídos acima de 85 decibéis na jornada de 8 horas. Acima desse nível, os ruídos podem causar danos à saúde auditiva, perturbações do humor, aumento da pressão arterial, estresse e distúrbios de sono.

  1. Macacões químicos

Esse tipo de vestimenta protege o corpo inteiro do colaborador contra vários tipos de riscos químicos e diminui a necessidade de utilizar outros itens de proteção. Os macacões químicos são separados por tipos, e cada um deles possui indicações para diferentes níveis de risco, conforme você pode conferir a seguir.

Tipo 1 – Oferecem resistência contra gases.

Tipo 2 – Bastante resistente, mas não oferece proteção contra gases.

Tipo 3 – Nível mediano de proteção, oferece resistência contra jatos líquidos.

Tipo 4 – Resguarda contra respingos mais intensos.

Tipo 5 – Nível de proteção baixo, oferece resistência apenas contra partículas.

Tipo 6 – Protege contra respingos considerados leves, como poeira, névoa e sprays.

Mesmo com o número alarmante de acidentes de trabalho, muitos colaboradores ainda não entendem a necessidade do uso desses equipamentos. Cabe à empresa exigir o uso e realizar ações de incentivo do uso de EPIs, como a distribuição de material impresso e a colocação de cartazes e placas pelo ambiente de trabalho.

Outra medida é realizar treinamentos de EPI regularmente, orientando o uso correto dos equipamentos de segurança no segmento químico.

Advertências, suspensão e, em último caso, a demissão são as punições que podem ser adotadas para os funcionários que se negarem a usar os equipamentos protetivos.

Gostou de saber dessas informações? Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais dicas de segurança para as atividades industriais

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tags: ,