Categoria: Manutenção e Operação

4 de maio de 2021

Manutenção industrial: entenda os tipos e a sua importância

Um dos maiores erros ainda cometidos por gestores fabris é não dar a devida importância ao planejamento da manutenção industrial dos equipamentos do setor de produção.

Os resultados são paradas repentinas para consertos não programados, falta de maquinário que interrompe a produção, diminuição da vida útil das máquinas, além da combinação de estresse com prejuízos.

A elaboração de um plano de manutenção preditiva aliado à tecnologia tem sido um dos fatores principais utilizados pelas empresas para superar esse desafio e manter a produtividade na potência máxima.

A seguir, vamos apresentar quais são os tipos de manutenção industrial e quais são as práticas que você deve adotar para otimizar os processos produtivos do seu negócio por meio da gestão desse conjunto de ações. Vamos lá?

O que é a manutenção industrial?

Como você já viu na nossa breve introdução, a manutenção industrial envolve uma série de ações práticas e estratégicas para manter o bom funcionamento dos equipamentos e dos processos fabris, reduzindo falhas operacionais, paradas de produção e até mesmo acidentes de trabalho.

Para que seja realmente eficiente, o planejamento dessas ações deve estar submetido a uma gestão da manutenção pelo setor de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), que costuma envolver também o controle de qualidade e deve trabalhar em sincronia com o Planejamento e Controle de Produção (PCP).

Os principais tipos de manutenção industrial

Agora é que são elas! A manutenção industrial pode ser classificada em diferentes tipos: aquela que corrige os defeitos quando eles acontecem (e deve ser evitada ao máximo), a que previne falhas e a que identifica com antecedência as irregularidades que podem causar problemas, que é considerada a mais moderna e um braço importante da indústria 4.0.

Veja, abaixo, quais são os principais tipos de manutenção industrial.

Manutenção preditiva

Preditiva significa prever, e é exatamente isso que esse tipo de manutenção faz. Por meio de sensores e outros instrumentos, ela coleta dados e faz medições de temperatura, vibração, fluídos e ruídos dos equipamentos, monitorando as máquinas e as peças das linhas de produção.

Embora o investimento na aplicação da manutenção preditiva tenha um excelente retorno, ela costuma ser aplicada em equipamentos de criticidade A, ou seja, os que são essenciais para que a fábrica continue suas operações.

Manutenção preventiva

Lubrificar, limpar, repor peças desgastadas e realizar ajustes são as ações que dizem respeito à manutenção preventiva dos equipamentos. Uma manutenção preventiva feita com regularidade é fundamental para evitar paradas não planejadas, prevenir acidentes e a degradação das máquinas.

Para organizar as práticas preventivas, pode-se usar critérios de produtividade, de tempo e de utilização, como fazemos nos automóveis, área que considera a quilometragem o indicador principal para revisões. É produtivo estabelecer um checklist de cada equipamento para ser conferido a cada inspeção.

Manutenção corretiva

Embora a manutenção preditiva e a preventiva existam justamente para evitar chegar a esse ponto, a manutenção corretiva ainda é a mais comum dentro das empresas.

A manutenção corretiva lida com o conserto pontual das falhas dos equipamentos e das peças e pode ser subdividida em duas categorias.

Não planejada: quando um equipamento ou um componente falha e ou diminui seu desempenho de modo inesperado.

Planejada: quando a máquina começa a demonstrar redução no desempenho e a correção é programada.

Quando a manutenção corretiva é exigida com frequência excessiva, significa que houve omissão no PCM e que a produtividade fabril está sendo sacrificada em vez de otimizada.

3 dicas para aplicar corretamente um bom planejamento da manutenção industrial

Garanta o máximo de produtividade por meio de uma manutenção industrial eficiente seguindo as dicas que selecionamos. Confira!

Tenha um ERP

O sistema de gestão automatiza tarefas e integra informações, permitindo a organização das manutenções preditivas e preventivas, além de registrar em tempo real cada intervenção, gerando um banco de dados que inibe ruídos de comunicação e falhas orçamentárias, entre outros problemas.

Desenvolva um fluxograma

Esta ferramenta visual mapeia todos os seus equipamentos e descreve a importância de cada um deles e a frequência com que devem ser inspecionados. Também é possível incluir um plano de rota que envolva as atividades e as datas para análises a serem feitas, como lubrificações, ajustes e troca de peças.

Tenha um estoque de reposição

Falando em troca de peças, é essencial ter um estoque mínimo com as peças fundamentais para o funcionamento dos equipamentos mais importantes para a sua produção. Elas podem ser utilizadas na manutenção preventiva e até mesmo nas corretivas, evitando paradas ainda mais longas. E se o fornecedor não tiver a peça em estoque? O problema aumenta muito mais de tamanho.

Portanto, antecipe-se aos imprevistos. Se você possui um equipamento da Indumak, entre em contato e saiba como adquirir peças originais para manutenção clicando aqui.

Potencialize o desempenho do seu maquinário e otimize a produtividade adotando um PCM estratégico, reduzindo paradas, acidentes, erros e prejuízos e maximizando os ganhos do seu negócio.

Continue acompanhando nosso blog e não perca informações e novidades feitas sob medida para você.

 

 

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin